VIAGEM

Fernando de Noronha: arquipélago deve ganhar novo voo saindo do Recife até março de 2022

A rota, que já é operada pela Azul e pela Gol, está nos planos da Latam

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 17/09/2021 às 9:40 | Atualizado em 17/09/2021 às 10:31
Notícia
X

Atualizada às 10h30

Pernambuco pode ganhar um novo voo em 2022. Isso porque a Latam Brasil anunciou que pretende começar a operar voos para o arquipélago de Fernando de Noronha a partir do Recife até o final de março do próximo ano. O destino turístico conhecido mundialmente será o terceiro da companhia em Pernambuco, depois da capital do Estado e de Petrolina, no Sertão.

Atualmente, a rota já é operada pela Azul e pela Gol, que garante que todos os voos para o arquipélago têm emissão neutra de carbono, iniciativa que busca ser uma referência para a aviação sustentável no País. Por outro lado, a Administração do arquipélago de Fernando de Noronha informou que os voos anunciados pela companhia aérea, até o momento, não têm autorização para serem operados.

As vendas para o trecho ainda não estão disponíveis. Para isso, a aérea multinacional segue em tratativas com as autoridades locais para a obtenção das respectivas autorizações para poder oficializar a oferta de passagens para Noronha.

De acordo com a Administração do arquipélago, para que os voos operem, é necessária uma autorização da Administração Geral da Autarquia Territorial Distrital Estadual de Fernando de Noronha, de acordo com a Resolução nº 440, de 9 de agosto de 2017, da ANAC, e o Decreto nº 49.055, de 31 de maio de 2020, e alterações posteriores do Governo do Estado.

Ainda de acordo com a Administração de Noronha, o Plano de Manejo atual tem limite para ingresso de visitantes na ilha, e o arquipélago já está operando em capacidade máxima, impossibilitando autorizações de acréscimo no número de voos. "Alertamos aos turistas que não comprem passagens que não tenham autorização da Administração de Fernando de Noronha, para evitarem problemas futuros", diz nota enviada pela gestão.

JOHNSON BARROS/DIVULGAÇÃO
O destino turístico conhecido mundialmente será o terceiro da companhia em Pernambuco, depois da capital do Estado e de Petrolina, no Sertão. - JOHNSON BARROS/DIVULGAÇÃO

De acordo com a companhia aérea, a possibilidade de voltar a investir na abertura de novos voos no Estado, inclusive em cidades para as quais não podia voar antes, se deu graças à alta competitividade e eficiência adquiridas no processo de Chapter 11.

Comparado com setembro de 2019 (antes da pandemia de Covid-19), a LATAM já recuperou 87% da sua oferta de assentos em Pernambuco e pretende superar em quase 20% o volume pré-pandemia até o fim de 2021 (em comparação com dezembro de 2019).

Em operação

No Estado, a Latam já voltou a operar voos diretos de Recife para São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Brasília e Rio de Janeiro (Galeão), e iniciará ainda esse ano operações diretas de Recife para Fortaleza, além de inaugurar o voo direto de Guarulhos para Petrolina.

Tags

Autor