Mel, vinhos, cachaças, queijo, flores, roupas, palestras, shows e muito mais. O que não falta é variedade na 28ª edição do Agrinordeste - maior evento indoor do agronegócio no Norte e Nordeste do País, que teve início nesta quarta-feira (6), no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda.
O evento é gratuito, mas é preciso fazer um credenciamento na entrada. Além disso, há necessidade do uso de máscara, por proteção à covid-19. Em sua quinta participação na feira, Dinho Rocha do estande 'Produtos Pernambuco' trouxe queijos e bebida à base de leite para comercializar no local.
"É um prazer estar aqui, somos de Buíque, e trouxemos queijo tipo 'A' e bebida láctea. Temos queijo um pouco mais salgado e outro com baixo teor de sal. O queijo pode ser assado, não derrete, fica crocante. Já a bebida, temos no sabor morango, graviola, ameixa e salada de frutas. A bebida tem 50% de leite e outros 50% da polpa da fruta. Uma delícia para o lanche da tarde", disse Dinho. Ele ainda deixou uma dica para quem gosta de queijo que não derrete fácil: a dica é encontrar queijo mais prensado. A prensa faz com que saia maior quantidade de soro. Assim, o produto tem menos líquido e não derrete, completou.
O Agrinordeste reúne vários segmentos do Agronegócio em diversas modalidades de contato com o público, desde exposições a seminários e comercialização de produtos. O JC esteve no local e verificou que há programações para todos os públicos. Som ao vivo, palestras, venda de produtos para pets e outros. Durante o evento, por exemplo, o Chef Claudemir Barros estava ensinando uma deliciosa receita à plateia presente. Em outro ponto, adestradores faziam uma apresentação com um cão, que encantava a garotada.
Só de palestras serão 71, realizadas em nove auditórios montados, com abordagens temáticas sobre atualidades, apicultura, avicultura, bovinocultura de leite, cana-de-açúcar, caprinovinocultura, floricultura e jardinagem, fruticultura, horticultura, turismo rural. Uma boa oportunidade para os participantes terem acesso a informações atualizadas de mercado, tecnologias e políticas públicas para o setor.
Mas se engana quem pensa que a feira é apenas para quem quer realizar negócios. O casal Micheline e Luiz Carlos, de João Pessoa, aproveitou a passagem por Pernambuco para conhecer o evento. "Viemos conhecer e ela (Micheline) já comprou chapéu, uma saia, e estamos comprando ainda", disse o visitante. "Mita coisa linda, diferenciada", completou sua companheira.
A Feira de Produtos do Campo reúne ao todo 290 expositores de 13 estados. Nesse espaço, são apresentados variados segmentos de negócios. Com os expositores é possível ter acesso a produtos diretamente das fazendas, como produtos lácteos, avícolas, derivados de caprinos, ovinos e suínos, além de hortifrutis, vinhos, mel, sucos integrais, flores, plantas ornamentais e medicinais. A feira também abriga fornecedores de implementos agrícolas, insumos agropecuários e agroindustriais, serviços e tecnologias para os produtores rurais.
André trouxe flores de Gravatá para expor no Agrinordeste. Ele explica eu o foco não é vender, mas, sim, conhecer novos possíveis clientes. "Nosso foco é a exposição pensando no futuro contato para casamentos, eventos. É uma captação de novos parceiros. No último dia que vendemos mais. Nossas flores não deixam em relação a flores do Sul e Sudeste", comentou.
Da Bahia, a Cooperativa agropecuária Mista regional de Irecê apresentou produtos 100% orgânicos. "Os produtos são à base de milho, como mingau, creme de milho, cuscuz, todos liberados de transgênico, glúten e sódio", destacou Gleice, responsável pelo estande.
Para quem gosta de cachaça, Élder da 'Cachaça Tabocas', de Belo Jardim, apresentou um produto 100% artesanal. "Trazemos a melhor qualidade e temos cinco tipos diferentes de sabores da cachaça. É uma satisfação imensa participar e temos parceiros de Triunfo e Aliança. Vemos já uma grande movimentação, com todos de máscara. É um primeiro dia corrido, mas de resultado e satisfação imensa", disse. Na ocasião, ele apresentou a 'Tabocas Tropicana', uma cachaça cristal misturada com limão e água de coco, além da linha premium de cachaças.
MODA E COMIDA
Quem está de olho na moda produzida no interior, a feira também conta com o Espaço Moda Country, com seus desfiles e estandes de empresas do Polo de Confecções do Agreste, apresentando as tendências do setor, nas áreas de vestuário, calçados e acessórios.
A gastronomia nacional ganha espaço também em três atrações reunidas no Sabor do Campo, que inclui palestras, aulas-show e concurso de “Novos Talentos da Gastronomia”. No Centro de Convenções também é possível conferir 20 estandes, na praça de alimentação, com mestres da culinária local e seus pratos.
Dá até para aprender dicas culinárias com chefes renomados como o francês Claude Troisgros, apresentador do programa Mestre do Sabor, que foi uma das atrações confirmadas, desta quarta-feira (6), para tratar sobe “A importância da produção agrícola para a gastronomia”.
Outro destaque é a apresentação da chef Roberta Sudbrack, na quinta-feira (7), às 15h30. Em seguida, às 18h45, é a vez de Thiago das Chagas falar para o público presente. O encerramento do ciclo de palestras será feito pelo pernambucano, César Santos, na sexta-feira (08), às 19h
Ainda falando sobre comida, a feira abriga o Show de Churrasco, que promove oficinas com especialista, vindo do Rio Grande do Sul, para ensinar como preparar adequadamente diversos tipos de churrascos, com variadas carnes e cortes. Também haverá oportunidade para degustar os assados, compartilhar dicas e esclarecer dúvidas.
Na Arena Agrinordeste ainda acontecem as oficinas de Doma Gentil de Equinos e, no entorno da Arena ocorre o Agripet, com oficinas de Banho e Tosa para cães e gatos. Lojas e indústrias de ambos os segmentos apresentam novidades nos estandes da feira.
INSCRIÇÕES
Os interessados em participar gratuitamente poderão se inscrever e acessar a programação no site: www.agrinordeste.com.br. A feira acontece sempre das 9h às 21h horas.
Comentários