LANÇAMENTO

Silvio Meira lança o livro 'O que é estratégia?'; saiba como e onde comprar

Livro ajuda diversas organizações na criação de estratégias em desenvolvimento de produtos e serviços

Bruno Vinicius
Cadastrado por
Bruno Vinicius
Publicado em 22/11/2021 às 19:51 | Atualizado em 23/11/2021 às 17:34
LEO CALDAS/DIVULGAÇÃO
Silvio Meira é cientista chefe da TDS Company e professor extraordinário da Cesar School - FOTO: LEO CALDAS/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Se hoje Recife é uma referência nacional na tecnologia, Silvio Meira pode ser creditado como um dos nomes que levaram à consolidação da Cidade como um polo de tecnologia no País. Embora seu envolvimento e reconhecimento seja dentro da área, o cientista chefe da TDS Company e professor extraordinário da Cesar School faz um caminho inverso ao publicar seu novo livro "O que é estratégia?", que será lançado nesta quarta-feira (24), na Livraria Jaqueira.

A publicação, que já está disponível nas plataformas digitais, chega em sua forma física para auxiliar diversos setores da economia a repensar os processos de criação de produtos e serviços - utilizando as estratégias organizacionais elencadas pelo escritor. 

DIVULGAÇÃO
Esse livro foi pensado para ter uma aplicação prática, onde as pessoas precisam fazer uma estratégia para os negócios, para as suas vidas, para as suas instituições", explica o cientista chefe da TDS Company e professor extraordinário da Cesar School - DIVULGAÇÃO

As reflexões, elencadas em 21 tópicos, servem para qualquer tipo de organização - seja ela pública ou privada. Para isso, Silvio usa da sua expertise enquanto professor, cientistas e empreendedor, além da colaboração em projetos e empresas importantes dentro do organograma econômico do País. Entretanto, ele acredita que não traz fórmulas prontas e, sim, reflexões para os questionamentos levantados por ele ao longo do livro.

Para a escrita do livro, Silvio Meira refletiu sobre suas passagens dentro de algumas organizações e, a partir disso, quis responder a questão do título da obra. "Esse livro não tem absolutamente nada a ver com tecnologia. Ele busca, basicamente, responder o título 'O que é Estratégia?'. É uma pergunta que é respondida de forma cada vez mais crítica em todas as organizações do mundo", explica o autor sobre a publicação, que tem como uma das bases o livro "As Grandes Estratégias", de John Lewis Gaddis.

Meira também explica que houve um momento em que os profissionais dentro das organizações começaram a trabalhar com estratégia, mesmo instantaneamente, o que levou a reflexão da importância dela na criação de produtos e serviços para pessoas. 

"Tudo começou quando eu tentei explicar o que era estratégia num slide e essa explicação foi sendo encorpada à medida que eu discutia o tema com mais pessoas e lia mais coisas. Um dia, resolvi me ouvi falando, gravei 20 minutos falando sobre o slide e resolvi transformar o slide num pdf. Mas não fiquei satisfeito e comecei a tentar detalhar mais ainda o que eu mesmo estava tentando dizer sobre o que é estratégia", pontua.

Sem receita pronta

Embora tenha um discurso afinado sobre estratégia, Silvio Meira acredita que o livro não traz receita pronta para o leitor. Tudo é reflexão. E uma etapa interessante nesse processo é a interatividade que a publicação carrega. Todas as quest?es podem ser debatidas e refletidas usando a plataforma strateegia.digital, que foi desenvolvida para possibilitar o desenho distribuído e assíncrono de estratégias.

"A comunidade de pessoas que já para a discussão tem 61 membros. Provocar pessoas e criar local estruturado para elas discutirem sobre as estratégias. Elas estão cadastradas dentro de uma plataforma que a gente usa na TDS para criar jornadas colaborativas, distribuídas e assíncronas para pessoas criarem produtos, serviços e desenvolvimento estratégico", afirma Silvio, contando que a partir do livro os leitores são levados à plataforma.

O livro pode ser comprado no site da Amazon, em formato digital, ou a forma física em sua editora, a Paradoxum. O lançamento está previsto para a quarta-feira (24), na Livraria Jaqueira do Bairro do Recife, às 17h, com a participação do autor.

Comentários

Últimas notícias