CRÉDITO

Empresas pernambucanas de base tecnológica têm nova linha de crédito

Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) lançou a Inovar Startup que financia expansão e consolidação de empresas de base tecnológica de Pernambuco

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 04/08/2022 às 19:38
Divulgação
Financiamento é voltado para empresas estabelecidas há pouco tempo e na fase de "tracionamento" - FOTO: Divulgação
Leitura:

As empresas de base tecnológica de Pernambuco passam a contar, a partir desta quinta-feira (4), com uma nova linha de crédito para financiar sua expansão ou consolidação.

O CredAGE Inovar Startup conta com recursos reembolsáveis do Fundo Inovar e oferece crédito de até R$ 200 mil, com pagamento em até 60 meses e carência de até 12 meses. A taxa de juros é pós-fixada: a partir de TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo, que hoje está em torno de 7% ao ano) e mais 5% ao ano.

O CredAGE Inovar Startup é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio de uma parceria entre a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), e tem como objetivo fomentar startups já em operação com recursos para capital de giro ou investimento.

As potenciais beneficiárias são empresas de base tecnológica que se encontram na fase de tração, isto é, quando já apresentam lucros iniciais e receitas crescentes, porém ainda não ganharam escala em sua área de atuação.

Mais da metade das startups nunca receberam investimento

“Estudos indicam que a falta de apoio estruturado e a ausência de investimentos são lacunas que podem levar as empresas nascentes de base tecnológica ao chamado Vale da Morte das Startups. Com essa nova linha, garantimos apoio financeiro para que elas possam se consolidar no nosso Estado, completando, assim, o seu ciclo de vida”, afirma o diretor-presidente da AGE, Márcio Stefanni.

Atualmente, de acordo com dados de 2020 da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), existem cerca de 260 startups no Estado. Apesar de haver todo um ambiente favorável, cerca de um terço delas nunca passou por processos de pré-incubação, incubação ou aceleração, e mais de dois terços nunca receberam investimento.

O que a nova linha de crédito vai financiar

Na parte de custeio, a linha CredAGE Inovar Startup financiará itens como material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, licenças de software, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos; serviços de terceiros; despesas acessórias, especialmente as de importação; e passagens e diárias para os participantes do projeto. Já na parte de capital podem ser financiados equipamentos e material permanente.

“Com esta linha de crédito, fechamos nossa política pública de apoio às startups pernambucanas, também conhecida como PróStartups. Agora, ajudamos as incubadoras a capacitarem startups, com o Edital Incubação; em seguida, oferecemos capital semente para startups iniciantes que topem criar soluções para desafios de interesse do Estado, com o Edital Operação; e com o CredAGE Inovar Startup, ajudamos as startups mais maduras a se estabelecerem como empresas de base tecnológica”, ressalta o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Jucá.

Retorno dos incentivos fiscais

O Fundo Inovar foi criado pela Lei nº 15.063, de 4/09/2013, e é formado por recursos repassados por empresas com operações no Estado beneficiadas com algum tipo de incentivo fiscal do Governo de Pernambuco. A expectativa é a de que sejam aplicados até R$ 1 milhão no total das operações do CredAGE Inovar Startup.

O julgamento técnico-científico da startup e do seu plano de negócios será feito pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), segundo os critérios equipe, negócio, produtos, soluções e impacto. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone/WhatsApp 81-3183.7450 ou pelo e-mail [email protected].

Comentários

Últimas notícias