TECNOLOGIA

VENDA NO WHATSAPP: retorno milionário e mais clientes; conheça receita de sucesso para seu negócio

O Brasil está entre os países onde os consumidores mais enxergam valor no uso de mensagens pelas empresas para conversar com seus clientes

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 05/08/2022 às 17:41
Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Venda online se consolidaram a partir da pandemia de covid-19 - FOTO: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Leitura:

Seja você cliente ou comerciante, dificilmente não está ciente de que, hoje, não se vende mais apenas diretamente na loja. É possível concentrar no espaço físico os produtos e sua entrega ao consumidor, mas a amostragem do produto de forma alguma continua presa à vitrine.

Do pequeno comércio às grandes varejistas, disparos de mensagens com oferta de produtos podem e devem ser feitos.. Quem tem caixa para expandir mais fortemente a estratégia já usa ferramentas bem mais arrojadas do que deixar na mão de um funcionário um smartphone com contatos de clientes. As táticas avançam pela computação em nuvem e têm como resultado R$ 50 milhões de receita influenciada ao mês.

O resultado grandioso é fruto da transformação digital feita pela Arezzo & Co. No auge da pandemia, o grupo criou o seu próprio aplicativo, não para atender diretamente os clientes, para gerenciar as vendas, metas e distribuição de ofertas por parte dos vendedores, direcionando especificamente o tipo de produto e oferta que o cliente costuma se agradar e potencializado os resultados de vendas a partir disso.

Com a plataforma, que roda em nuvem, ou seja, não gera gastos adicionais com o desenvolvimento de infraestrutura tecnológica dentro da empresa - baseado em provedores externos - com suporte da Amazon Web Services, a companhia já soma 2,2 milhões de ativações mensais, com 30 mil links disseminados ao mês e 4,5 mil funcionários organizando seu tráfego de venda através da plataforma.

Estúdio Ricardo Hara
Murilo Jovtei, Arezzo - Estúdio Ricardo Hara

"Estamos agora num momento de definir como a plataforma vai evoluir. Atendemos vendedores, mas podemos atender também outra vertente ou até mesmo trazer novas funcionalidades que ficam perto do ecossistema dos vendedores", conta o head de negócios digitais da Arezzo, Murilo Jovtei.

E não é por acaso que a estratégia da Arezzo tenha dado certo. De acordo com levantamento online do WhatsApp em 11 países (EUA, França, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Índia, México, Brasil, Indonésia, Tailândia e Vietnã), para entender as opiniões sobre mensagens comerciais, o Brasil está entre os países onde os consumidores mais enxergam valor no uso de mensagens pelas empresas para conversar com seus clientes.

Considerando o recorte local, 77% - frente a média global de 66% - dos adultos online concordam que as mensagens são a forma preferida de comunicação com uma empresa. Além disso, 70% - média global também de 66% - dos adultos online enviam mensagens para uma empresa ao menos uma vez por semana.

Levando em conta esses números dá para entender que não necessariamente o consumidor se incomoda com o contato da empresa via mensagem, sobretudo quando o que chega até ele é assertivo e permite-lhe efetuar uma compra da qual talvez não tivesse oportunidade sem que fosse "influenciado".

Marcas para diferentes públicos

A Arezzo&Co contava com marcas como Schutz e Anacapri em seu portfólio, hoje a carteira com 17 marcas, em 3 verticais diferentes de negócio. Nos últimos anos, marcas de calçados como a Vans Brasil, além de Reserva, Carol Bassi e Baw foram incorporadas pela companhia - atingindo os mais diversos segmentos de públicos.

No primeiro trimestre deste ano, as vendas digitais da Arezzo&Co, considerando todas as marcas, ficaram 41% acima do mesmo período do ano passado, somando R$ 223 milhões.

O lucro líquido dos controladores cresceeu mais de três vezes, alcançando R$ 98 milhões, na comparação com o mesmo período de 2021. Enquanto isso, a receita líquida alcançou R$ 839 milhões, 68% acima do reportado de janeiro a março do ano passado.

Comentários

Últimas notícias