O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que, em agosto, das 5.540.767 micro e pequenos negócios (MPEs) com contas em atraso no Brasil, 16,3% eram do Nordeste, terceiro lugar no ranking das regiões, atrás da Sudeste (53%) e Sul (16,4%), e seguida pela Centro-Oeste (9%) e Norte (5,3%). O estado da Bahia se destaca, com 294,5 mil empresas no vermelho, seguido pelo Ceará (128,8 mil) e Maranhão (81,1 mil).
Pernambuco é o estado que aparece em quinto lugar no número de pequenas empresas inadimplentes, com um total de 54.711 negócios nessa situação, logo atrás do estado do estado do Rio Grande do Norte, com 58 mil pequenas empresas inadimplentes.
Na análise geral do indicador, o número total, apesar de expressivo, representa leve queda de 0,1% em comparação com o mês anterior. De acordo com o índice, as companhias que atuam no setor de Serviços são as que possuem a maior representatividade, com 52%, seguidas pelas atuantes no Comércio (39,5%).
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a queda na falta de pagamento das empresas é tímida e ainda traz um sinal de alerta para que elas deem mais atenção a organização de seus fluxos de caixa.
"As empresas precisam ter em mente que a alta inflação impacta o bolso dos brasileiros e, consequentemente, os negócios pela diminuição no poder de compra. Por isso, a dica é cortar custos desnecessários e negociar despesas sempre que possível".
Na análise completa da inadimplência dos negócios no país, que considera os portes de micro, pequenas, médias e grandes empresas, o valor médio das 44,1 bilhões de dívidas inadimplentes chegou em R$ 16.456,50.
A maioria dos débitos atrasados foram contraídos nos setores de Serviços (27,6%), Bancos e Cartões (18,8%), Telefonia (9,2%) e Varejo (4,2%).
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação de inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador tem os resultados segmentados por estados, porte e setor do negócio.
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