A classe C, mesmo com a renda mais comprometida ou até mesmo por isso, irá buscar mais as compras durante a Black Friday de 2022. Chocando-se com a Copa do Mundo, a data sazonal do comércio deverá ser impulsionada pelo ímpeto de otimismo com o mundial, reverberando na oportunidade de compra mesmo naqueles mais pobres.
Uma nova pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos mostra que não apenas um número maior de consumidores pretende ir às compras durante a já tradicional data de promoções que antecede o Natal, como também estão dispostos a comprar mais.
Quase 7 em cada 10 brasileiros na faixa C de renda (68%) declarou que pretende comprar algum item nesta Black Friday, elevando a intenção de compra a um nível mais próximo do observado nas classes A e B (78%). Em 2021, 64% das pessoas da classe A e B afirmavam que comprariam algum item, enquanto a mesma afirmação foi feita por 51% dos entrevistados da classe C.
Neste ano, a pesquisa também registrou um crescimento de pessoas de classe C que declararam que com certeza vão comprar na Black Friday: o dado passou de 13% em 2021 para 22% em 2022, num crescimento de 73%. Já na classe A e B, esse crescimento foi de 31% (passando de 26% dos entrevistados para 34%).
Dos 20 itens analisados a serem comprados, no entanto, apenas dois tiveram maior intenção de compras da classe C: alimentos (30%, contra 27% das classes A e B) e eletroportáteis (35%, contra 30% das classes A e B).
“Este é o primeiro ano que podemos ver como pós-pandemia, há um otimismo, mas ele é cauteloso. Esses consumidores estão otimistas, mas sabem da inflação. Eles estão cautelosos, mas chegando a um fim de ano, após dois anos de pandemia, e com Copa, há um inconsciente coletivo que traz esse resultado”, diz a head de negócios para médias empresas do Google Brasil, Fernanda Bromfman.
No geral, englobando todas as classes, entre os mil entrevistados na pesquisa, 71% declarou que pretende comprar nesta Black Friday, alta de 16 pontos percentuais (ou 29% de crescimento) em relação a 2021.
Em média, cada consumidor pretende adquirir produtos de 5 categorias neste ano – no ano passado, a média era de 4,2 categorias por pessoa. Roupas e Acessórios estão no topo da lista de desejos dos brasileiros, com quase metade (47%) das pessoas declarando que vão comprar produtos desta categoria.