O Jornal do Commercio venceu o 19º Prêmio Abecip de jornalismo, na categoria Segurança Jurídica, educação financeira e responsabilidade social na construção civil, com a matéria "Moradia indigna no Recife", do jornalista Lucas Moraes. O anúncio dos vencedores foi feito nessa sexta-feira (30).
Este ano, ao todo, 71 matérias foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por sete integrantes. As publicações que concorreram foram feitas em jornais e revistas ou veiculadas em rádios, TVs e internet de várias regiões do País.
A matéria publicada neste JC denunciou as mazelas daqueles que moram em unidades habitacionais no Recife, que mesmo após uma longa espera para entrega das casas, ainda convivem com uma série de problemas na infraestrutura das construções e zeladoria, sem contar com orientação adequada dos órgãos públicos, responsáveis pela gestão dos empreendimentos no Recife.
"Falar sobre habitação é resgatar um direito renegado a milhões de brasileiros e milhares de pernambucanos. A casa própria, além da difícil conquista, vira para os mais pobres um tormento mesmo quando prontas para morar. Sem instruções e práticas adequadas, as pessoas saem de locais insalubres e acabam vendo o sonho da casa própria fadado ao mesmo destino", diz o repórter Lucas Moraes.
Além do JC, sagram-se vencedores os jornais Folha de São Paulo, Valor Econômico, Diário do Nordeste, Estadão, O Globo e O Tempo. Outros veículos como o Infomoney, rádio BandNews FM, TV Cabo Branco e revista Azmina foram agraciados com premiações da Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).