Uma das consequências da pandemia da covid-19, foi o atraso dos pagamento do PIS. Em razão disso, muitos trabalhadores aguardam informações acerca da regularização dos pagamentos do PIS.
A regularização tem sido feita de forma gradual, o que tem gerado dúvidas aos trabalhadores com saque pendente.
Leia as informações sobre o PIS 2022
O PIS Pasep é uma união monetária dos fundos constituídos a partir do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Pagos exclusivamente pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, o cálculo do PIS Pasep é constituído a partir de parcelas proporcionais ao tempo de serviço do trabalhador.
O abono salarial do PIS 2022 é destinado para trabalhadores que estiverem sob as seguintes condições:
As diretrizes de pagamento do PIS predizem que os valores das parcelas sejam calculados com base em dois fatores determinantes: o tempo de trabalho e o teto do salário mínimo do ano de pagamento.
Por isso, de acordo com a proporcionalidade dos meses de ofício, os trabalhadores que enquadram-se nos critérios poderão receber uma parcela de até R$ 1.212 do abono salarial do PIS 2022.
>> Leia mais: TABELA PIS 2023: Veja COMO CONSULTAR PIS para SACAR HOJE (24) e também as DATAS do CALENDÁRIO PIS 2023
Por onde consultar o PIS Pasep:
Em casos de dúvidas, é recomendado o acesso aos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência.
Tiveram início nos primeiros meses de 2022, os pagamentos referentes ao PIS 2022. E por mais que o calendário já tenha sido encerrado, o abono salarial estava acessível para saque, até o prazo de 29 de dezembro.
A seguir, confira a tabela com os valores do PIS 2022, referente ao ano-base 2020, de acordo com o cálculo:
MESES TRABALHADOS | VALOR DA PARCELA |
1 | R$ 101 |
2 | R$ 202 |
3 | R$ 303 |
4 | R$ 404 |
5 | R$ 505 |
6 | R$ 606 |
7 | R$ 707 |
8 | R$ 808 |
9 | R$ 909 |
10 | R$ 1.010 |
11 | R$ 1.111 |
12 | R$ 1.212 |
O trabalhador que não fizer o saque do abono salarial dentro do calendário anual pode utilizar o canal Alô Trabalhador, no telefone 158, para consultar o direito ao recebimento a como fazer o saque.
Pela lei que regulamenta o assunto, os valores permanecem disponíveis por até 5 anos. Para isso, é preciso ingressar com recurso administrativo, que poderá ser protocolado a partir de 15 de fevereiro de 2023.
Ainda há a possibilidade de fazer o pedido por e-mail. Em todos os casos, o endereço é trabalho.UF@economia.gov.br, sendo que as letras UF (unidade federativa) devem ser substituídas pela sigla do estado em que o trabalhador reside.
Os trabalhadores que consideram ter direito ao recebimento, mas não entraram na lista de pagamento, também podem utilizar o canal Alô Trabalhador ou apresentar recurso através de um formulário no site do governo.
No pedido, terá que informar: