O pagamento do 13° dos aposentados e pensionistas do INSS foi antecipado pelo Presidente Lula, a distribuição da primeira parcela foi realizada a partir do dia 25 de maio.
A segunda metade do 13° já tem data prevista, os depósitos serão realizados de 26 de junho até 7 de julho.
Nesta matéria, você verá:
- Valor da segunda parcela do 13° do INSS;
- Onde consultar o 13° do INSS;
- Como receber o 13° do INSS;
- Quem tem direito ao 13° salário do INSS.
VALOR DA SEGUNDA PARCELA DO 13° DO INSS
O valor da segunda parcela do 13° salário do INSS corresponde a metade do salário bruto recebido pelo beneficiário, por exemplo, se o salário recebido for equivalente a R$ 2.600,00, o retorno líquido após descontos do INSS e Imposto de Renda, será de R$ 1.071,81.
ONDE CONSULTAR O 13° DO INSS?
Os aposentados e pensionistas já podem consultar o valor referente ao 13º do INSS; a checagem pode ser realizada por meio do site Meu INSS ou pelo próprio aplicativo.
Veja o calendário do INSS 2023:
COMO RECEBER O 13° INSS?
Para aqueles que ainda não sabem como receber o dinheiro referente ao pagamento do 13° salário do INSS, o embolso pode ser recebido por meio de conta corrente ou poupança.
Existe, claro, a possibilidade de realizar o saque em caixas eletrônicos e Casas Lotéricas. Para quem busca um método mais rápido, o aplicativo Caixa Tem é uma possibilidade.
QUEM TEM DIREITO AO 13° SALÁRIO DO INSS?
Além dos aposentados e pensionistas, podem também receber a segunda parcela do 13° salário do INSS aqueles que em algum momento deste ano tenham recebido:
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Auxílio por incapacidade temporária.
Vale lembrar que o 13° salário do INSS é pago na data em que o favorecido costuma receber seu benefício, e geralmente segue uma ordem numérica, que vai de acordo com o número final do número de identificação social (NIS).