Incubada na FOZ - Centro de Inovação, a startup Clube de Compra criou uma plataforma gratuita para auxiliar empresas no mercado de food service em Pernambuco a realizar melhores negociações comerciais. A Clube de Compra reúne compradores e fornecedores, visando alcançar os melhores preços por meio da junção de volume de compras dos seus associados.
Sob a liderança do CEO, Edivan Lira, que tem mais de 25 anos de experiência no setor de food service, a empresa traz uma proposta moderna para facilitar o dia a dia do mercado.
“O Clube de Compra utiliza o modelo de economia colaborativa, reunindo diversos fornecedores do setor alimentício. Os preços disponibilizados são negociados previamente com vários fornecedores e indústrias e colocado à disposição para os associados. Micro, pequenos, médios e grandes estabelecimentos se beneficiam pelo modelo democrático na hora de comprar”, explica o CEO.
Além dos benefícios que o atendimento online oferece, como comodidade de fazer suas compras a qualquer hora do dia, base de relatórios gerenciais e acompanhamento de suas compras, o Clube de Compra também disponibiliza consultores presenciais que podem ser acionados sem custo a qualquer momento para auxiliar no processo de aquisição do produto. Ao todo, são mais de 500 clientes cadastrados e 50 fornecedores na plataforma.
O lojista/comprador não paga para utilizar a plataforma e o fornecedor também não paga para estar presente na plataforma. No entanto, em cada compra há uma porcentagem pré-acordada entre o fornecedor e o Clube de Compra. Essa negociação é semanal e varia de acordo com cada fornecedor. A atualização de preços de produtos na plataforma também muda semanalmente.
Quando o cliente entra no Clube de Compra são coletadas algumas informações para entender o perfil daquele associado e como o Clube pode ajudar.
“Nós entendemos como o cliente vem realizando suas compras, quais são os produtos mais procurados, quantidades, preços, quem são os atuais fornecedores e apontamos um diagnóstico de economia imediata com os produtos e negociações que já temos”, afirma Edivan.
Segundo ele, caso o associado queira um produto que ainda não esteja disponível no catálogo ou com preços não atrativos, é somado o potencial volume de compra deste item para todos os associados.
“Desta forma, uma demanda é disparada para o nosso setor de especialistas em negociações de grandes volumes, eles acessam todos os fornecedores que vendem esse item, negociam o preço do produto e lançam na plataforma a melhor oportunidade que conseguimos, assim, semanalmente, apresentamos novas oportunidades de economia para os nossos associados“, completa.
Não há um limite mínimo ou máximo definido pela plataforma, o fornecedor que parametriza a quantidade disponível do produto. Toda logística é com o fornecedor, ele que define o pedido mínimo, pedido máximo e prazo de pagamento.
Para o futuro, além de consolidar-se no setor de food service, a startup planeja expandir suas atividades para outros setores da economia, buscando a convergência através de categorias de produtos que atendam diversas áreas.
A startup está há 10 meses incubada com a FOZ - Centro de Inovação em Saúde e Educação e, com isso, consegue usufruir de um escritório privado e instalações físicas do centro.
A empresa recebe suporte técnico-gerencial com acompanhamento estratégico, diagnóstico de maturidade do negócio, plano de desenvolvimento e mentorias em mais de 17 áreas.
A FOZ também trabalha junto com a FPS e o IMIP, como parceiros, para realizar validações técnicas e de mercado por meio de pesquisas científicas. Atualmente, seis startups estão em processo de incubação: Cinco, Prol Educa, Proapp, Clube de Compra, SW e CFIT.