Com proposta de aquecer as vendas para o Dia da Crianças, comemorado no próximo dia 12, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindilojas e o Programa Recentro (coordenado pela Prefeitura do Recife) criaram uma programação para atrair o consumidor ao comércio do Centro do Recife neste sábado (7).
Das 8h às 15h vai ter festa, recreação, brinquedos infláveis, pula pula e balões gratuitos, na Praça Dom Vital e entorno do Mercado de São José, no bairro de São José. A ideia é movimentar a economia local, mobilizando os clientes para frequentar e consumir os produtos do comércio do centro.
O evento faz parte da Rota do Comércio, uma iniciativa do Programa Recentro e da CDL Recife, que busca dar visibilidade ao comércio dos bairros centrais, estimulando a movimentação de pessoas e recursos no local. Na ocasião, também será disponibilizada pelo Recentro, Sindilojas e lideranças comunitárias do Pilar uma van para levar crianças da Comunidade do Pilar até o local do evento durante todo o horário.
ROTA DO COMÉRCIO
A Rota do Comércio (https://www.rotadocomercio.com.br/) é um mapa virtual onde o público pode localizar lojas no Centro do Recife e aplicar filtros por segmentos, produtos, endereços e contatos. Também estão disponíveis informações sobre serviços de estacionamentos Zona Azul e privados, paradas de ônibus e pontos turísticos próximos ao comércio, além de curiosidades e notícias.
Outra opção é criar, através do mapa, as melhores rotas de acesso às lojas, para onde se deseja ir, levando em consideração seu desejo de compra. O site é uma co-realização da CDL Recife e o Programa Recentro, com apoio técnico da Empresa Municipal de Informática (Emprel), da Prefeitura do Recife.
RECENTRO
É um grande plano de manutenção, de cuidado, intervenções físicas estruturantes, desenvolvimento de processos sociais, potencialidades econômicas, arquitetônicas, históricas e culturais de forma integrada, necessários à transformação urbana sustentável e inclusiva do território do centro, prioritariamente, nos Bairros do Recife, São José e Santo Antônio. O Projeto inclui incentivos fiscais para empreendedores dessas áreas.
COMPRAR PRESENTE
Pesquisa realizada pelo Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) revela que apenas 52% dos recifenses pretendem comprar presente para o Dia das Crianças este ano. O levantamento tentou entender a perspectiva de consumo das famílias da Região Metropolitana de Recife (RMR), além de compreender as variáveis econômicas e sociais da capital pernambucana.
Do universo de 787 pessoas ouvidas em diversos espaços públicos do Recife, o estudo concluiu que o ticket médio dos consumidores vai ficar acima de R$ 50.