Quem circulou pelo comércio do Bairro de São José, no Centro do Recife, nesta quarta-feira (15) de feriado de Proclamação da República, percebeu que a campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) para incentivar as vendas de final de ano no varejo precisa esquentar. A CDL anunciou que deste dia 15 até o próximo dia 24 de dezembro, o comércio vai funcionar de domingo a domingo e também nos feriados, mas a adesão dos lojistas foi baixa. A expectativa é estimular um crescimento entre 10% e 15% nas vendas do período natalino, em relação à mesma época de 2022.
O consumidor foi às compras, mas pode ter voltado para casa sem encontrar o que precisava, porque muitas lojas estavam fechadas. Nas ruas do Rangel, da Praia e do Porão, foram raríssimos os comerciantes que abriram as portas. Já na Rua da Calçadas, principal corredor de comércio do Bairro de São José, as lojas estavam quase todas funcionando. A exceção foi o Atacado dos Presentes, uma das âncoras do comércio local. Em suas redes sociais, o grupo informou que as lojas do Curado, Boa Vista, Imbiribeira e Torre estariam funcionando no feriado da Proclamação das 9h às 18h, mas a das Rua das Calçadas estaria fechada.
PERDEU QUEM NÃO ABRIU
Era possível perceber nas ruas e nos estacionamentos, que o movimento de pessoas no comércio de São José foi intenso. O consumidor aproveitou o feriado para antecipar as compras da Black Friday e do Natal. O diretor da CDL, Ivson Santos, comentou a baixa adesão dos lojistas e alertou que quem não apostou na campanha perdeu vendas.
"Depois desse feriado, o lojista que não abriu vai pensar duas vezes. Porque se o cliente acredita, nós devemos acreditar também. As pessoas querem fazer suas compras no Centro e a gente precisa trabalhar em conjunto para que isso aconteça. Nós precisamos acreditar tanto quanto eles. Vamos abrir, que com certeza a aderência será ainda maior", alerta. Santos aposta que no feriado de Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro, a adesão já será melhor. "Muitas lojas vão entrando na campanha com a proximidade de dezembro, que é quando todas abrem", afirma.
COMPRAR COM MAIS TRANQULIDADE
A CDL diz que além de estimular o aumento das vendas no período natalino, a ideia é permitir que o cliente possa ter dias mais tranquilos e fora do horário de expediente de trabalho de muitas pessoas para fazer compras.
“É um dia a mais para os consumidores fazerem suas compras de final de ano, sejam empresas, empreendedores que buscam itens prontos e insumos para transformar em produtos, além do público em geral”, adianta o presidente da CDL Recife, Fred Leal. Entre os segmentos de maior movimento estão artigos para decoração, embalagens, festas, calçados, vestuário, cosméticos, joalheria e eletroeletrônicos. Segundo o representante do varejo recifense, a decisão foi acordada novamente com o sindicato da categoria.
A campanha envolverá faixas nas principais ruas do Centro e também informativos que seguirão aos lojistas sobre a ação. Fred Leal disse também que ficará a critério de cada lojista definir as estratégias de vendas e ações promocionais, no período.