Em vigor no Brasil até 2018, o horário de verão ainda gera dúvidas à população, que questionam sobre o seu retorno para 2024.
O costume de adiantar o relógio remonta à Antiguidade: civilizações antigas, como Roma, alteravam a duração dos dias, a depender da estação.
No país verde-amarelo, a medida foi instaurada em 1930, pelo ex-presidente Getúlio Vargas, e foi extinta em 2019, no governo de Jair Bolsonaro (PL).
Com a troca do executivo, surgiram questionamentos sobre um suposto retorno do horário de verão. No entanto, não há previsão para que a medida seja instituída novamente em 2024.
Entenda mais a seguir.
COMO FUNCIONA O HORÁRIO DE VERÃO?
De maneira objetiva, o horário de verão é adotado da seguinte maneira: o relógio é adiantado em uma hora a partir da meia-noite.
Ou seja, os que acordam às 04h00 da manhã, na verdade, levantam da cama às 03h00.
A medida visava ao melhor aproveitamento da luz natural e à redução do consumo de energia elétrica.
Neste ano, o verão iniciou-se nesta sexta-feira, dia 22 de dezembro, e segue até 20 de março de 2024.
VAI TER HORÁRIO DE VERÃO EM 2024?
A área técnica do Ministério de Minas e Energia já informou que não há necessidade de adiantar os relógios em 2024.
A razão se dá, principalmente, devido ao bom suprimento de energia do país, além do uso maior uso de usinas eólicas e solares.
A maioria dos votos (66,2%) foi favorável ao retorno da medida. No entanto, apesar da preferência dos internautas, a ideia do horário de verão 2024 permanece descartada até o presente momento.
Veja também
Webstories
últimas
-
Baile do Menino Deus prestará homenagem à atriz e ex-secretária de Cultura do Recife Leda Alves
Leda Alves teve expressiva atuação na cultura pernambucana como uma das fundadoras do Teatro Popular do Nordeste e diretora do Teatro de Santa Isabel
-
-
Governo Lula pode perdoar multas de até R$ 20 mil; decisão sobre indulto de natal ocorre nesta sexta (22)
Lula pode perdoar multas de condenados em até R$ 20 mil em seu primeiro indulto de natal do terceiro mandato. Presidente e Flávio Dino decidem pontos do decreto do indulto natalino nesta sexta (22)
-
HORÁRIO DE VERÃO: Entenda por que o horário de verão não vai voltar este ano
Amado por uns e odiado por outros, o horário de verão foi por muito tempo tema de debates e controvérsias entre os brasileiros
-
-
Ministro Silvio Almeida pede ao MPPE que investigue insulto racista recebido em rede social
Usuário chamou ministro Silvio Almeida de "macaco" e afirmou que ele "deveria estar no fogo cruzado" entre Israel e Hamas