Infraestrutura portuária

Obras do novo terminal de contêineres de Suape começam até fevereiro. Previsão de entrar em operação é 2026

A APM Terminals, dona do novo terminal de contêineres, quer ampliar as escalas internacionais no Porto de Suape, apostando em um crescimento de 27%

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Adriana Guarda

Publicado em 11/01/2024 às 14:45 | Atualizado em 11/01/2024 às 14:46
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Até fevereiro, a APM Terminals Suape - subsidiária do Grupo A. P. Moller-Maersk - vai iniciar a construção do novo terminal de contêineres do Porto de Suape, em Ipojuca. Com investimento estimado em R$ 2,6 bilhões, o empreendimento vai ocupar uma área de 50 hectares, que pertencia ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A empresa finalizou o processo de compra do terreno e poderá começar a erguer o terminal, com previsão de iniciar sua operação no segundo semestre de 2026. 

Em 2022, a APM Terminals venceu o leilão judicial para a aquisição da área, chamada de Unidade Produtiva Isolada do Estaleiro Atlântico Sul (EAS). Desde então, a empresa realizou diversas etapas legais para concretização do negócio, oficializada com a assinatura de compra do terreno. Durante esse período, a companhia também tem atuado no desenvolvimento do projeto de construção do empreendimento.

O novo terminal tem capacidade para movimentar 1,3 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano, mas a conclusão da primeira etapa vai permitir uma movimentação de 400 mil TEUs/ano. De acordo com a diretoria de Suape, esse volume aumentará em a capacidade do complexo portuário em 55%, com perpectiva de gerar 350 postos de empregos diretos. 

CARGA INTERNACIONAL 

Concorrendo com o Terminal de Contêineres de Suape (Tecon Suape) - controlado pelo grupo filipino ICTSI e em Pernambuco desde 2001 -, a APM Terminals Suape tem como parte da sua estratégia de negócios ampliar as rotas de longo curso (movimentações internacionais de importação e exportação). Desde a pandemia o Tecon enfrentou uma queda nas escalas internacionais. 

Em entrevista ao Estadão/Broadcast, o presidente da APM Terminals Suape, Aristides Russi, disse que a ambição é resgatar as escalas internacionais de Suape, aumentando em 27% as rotas de longo curso do porto. Hoje, diz o executivo, as cargas de rotas mais longas fazem transbordo em portos como o de Santos, antes de seguirem por cabotagem para Pernambuco.

"O transbordo em outro porto adiciona custos e tempo à cadeia, torna a operação menos atrativa. Com rotas ligando Suape diretamente aos países de origem ou destino das cargas, podemos reduzir o tempo de transporte da Ásia, por exemplo, em 25 dias, de 65 para 40 dias", diz Russi.

Divulgação
Prospecção de como deverá o APM Terminal, quando estiver pronto para operar, no segundo semestre de 2026 - Divulgação

TECNOLOGIA COMO DIFERENCIAL 

O empreendimento da APM Terminals Suape será o primeiro 100% eletrificado da América Latina, além de contar com infraestrutura moderna e iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária. 

Com tecnologia e processos de ponta, o novo terminal contará com um sistema completo de gestão ambiental e de resíduos; tratamento de águas residuais e modelagem de fluxo de águas subterrâneas para controle de poluição.

Também terá rede 5G própria, que possibilitará transmitir informações em tempo real para os clientes, 24 horas por dia, sete dias por semana. Outro diferencial será o uso de RTGs (guindastes móveis sobre pneus) por controle remoto, que ampliará a agilidade das operações remotamente, impactando a produtividade e garantindo mais segurança às atividades.

DESENVOLVIMENTO PARA PERNAMBUCO

“Nosso porto, que tem posição geográfica estratégica, com sete capitais nordestinas situadas num raio de 800 km, concentrará volumes ainda maiores de cargas conteinerizadas a serem distribuídas na região e no restante do País, com significativa redução de custos, tornando-se mais competitivo. A APM Terminals é um grupo com atuação mundial e vai atrair rotas de longo curso para Suape, trazendo desenvolvimento para Pernambuco, para o Nordeste e para o Brasil. Estamos muito felizes com a concretização desse projeto”, enfatizou o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.

A APM Terminals desenvolve e opera terminais de contêineres em todo o mundo por mais de meio século. A empresa opera terminais em 64 locais-chave em 38 países ao redor do mundo – e tem vários outros projetos em desenvolvimento.

Como uma divisão independente da A.P. Moller-Maersk, a APM Terminals emprega aproximadamente 22.000 pessoas e, em 2022, 30.000 navios escalaram nos seus terminais. Na região das Américas, a APM Terminals opera 14 terminais em 8 países.

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