Seguro-desemprego

É possível dar entrada no Seguro-Desemprego pela internet? Confira

O Seguro-Desemprego é um benefício fundamental, promovido pelo Governo Federal, destinado a oferecer suporte financeiro temporário aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 22/01/2024 às 18:50
Notícia
X

Os trabalhadores brasileiros, em tempos de desafios financeiros devido ao desemprego, têm à disposição uma ferramenta prática: a possibilidade de solicitar o Seguro-Desemprego online, por meio das plataformas do Governo Federal.

Esta opção permite fazer a solicitação sem a necessidade de sair de casa, oferecendo também a comodidade de acompanhar todo o processo de forma digital.

O Que é o Seguro-Desemprego?

O Seguro-Desemprego é um benefício promovido pelo Governo Federal, destinado a oferecer suporte financeiro temporário aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa.

O principal intuito deste auxílio é assegurar uma renda mínima durante o período em que o indivíduo está em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho.

Como Solicitar o Seguro-Desemprego Online

Para solicitar o Seguro-Desemprego pela internet, é necessário ter uma conta ativa no portal Gov.br.

Os interessados podem fazer o pedido acessando o Portal Emprega Brasil ou utilizando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que está disponível tanto para dispositivos Android quanto para iPhones. Confira:

No Computador

  • Visite o Portal Emprega Brasil (servicos.mte.gov.br);
  • Faça login com sua conta Gov.br;
  • Autorize o uso de seus dados pessoais;
  • Selecione "Seguro-Desemprego", escolha "Solicitar Seguro-Desemprego" e siga as orientações.

Em Dispositivos Móveis

  • Instale o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  • Faça login com sua conta Gov.br;
  • Na aba "Benefícios", selecione "Seguro-Desemprego" e prossiga para "Solicitar";
  • Complete as informações necessárias e aceite os termos para avançar na solicitação.

Critérios para receber o Benefício

Para ter direito ao Seguro-Desemprego, o trabalhador deve atender a certos requisitos, como não ter sido demitido por motivos graves e cumprir um período mínimo de trabalho antes da dispensa.

Além disso, não pode estar recebendo benefícios previdenciários de prestação continuada, com exceções específicas.

Documentação Necessária

Os documentos necessários para a solicitação incluem o CPF e o documento do Requerimento do Seguro-Desemprego, que é fornecido pelo empregador após a dispensa sem justa causa.

Este método online de solicitação do Seguro-Desemprego é um reflexo da evolução dos serviços públicos em direção a maior acessibilidade e conveniência, garantindo aos trabalhadores desempregados um meio eficaz de assegurar seu direito a este importante suporte financeiro.

Fonte: Canal Tech.

Confira também:

Tags

Autor