RENDA

Inadimplência cai pelo quarto mês consecutivo em Pernambuco

Segundo a Fecomércio Pernambuco, o cartão de crédito é o principal meio de endividamento das famílias pernambucanas, sendo apontado por 94,3% do entrevistados

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JC

Publicado em 13/03/2024 às 17:48
81,9% das famílias pernambucanas estavam endividadas - RAY EVLLYN/SJDH

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de fevereiro de 2024, conduzida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), originou um recorte local pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), revelando que 81,9% das famílias pernambucanas estavam endividadas, 29,4% enfrentavam contas em atraso e 15% não podiam pagar suas dívidas. Ainda segundo o recorte, o cartão de crédito representava 94,3% das dívidas, seguido por carnês (26,8%) e crédito pessoal (6,2%). O atraso médio no pagamento era de 59 dias, comprometendo 30,6% da renda.

DIFERENÇA ENTRE RENDAS

A pesquisa também destacou as diferenças marcantes entre famílias com renda de até 10 salários-mínimos e com renda superior a 10 salários-mínimos. Enquanto 31,7% das famílias de menor renda relativa tinham dívidas em atraso, apenas 5% das famílias mais abastadas estavam nessa situação.

“As famílias têm reportado um menor volume de dívidas atrasadas e a renda da mulher na participação do orçamento familiar é fundamental para isso, uma vez que, na maioria das vezes, elas são peças centrais nos lares brasileiros, acumulando múltiplas funções, como profissionais, autônomas, empreendedoras, mães e donas de casa”, destaca o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

RETOMADA DO CONSUMO

Para o economista da Fecomércio PE, Rafael Lima, os dados da PEIC para Pernambuco, em fevereiro, apresentaram resultados promissores.

“Observou-se o quarto mês consecutivo de redução na inadimplência, ao passo que o nível de endividamento permaneceu estável. Essa tendência sugere a retomada do consumo para os consumidores que estavam anteriormente limitados por conta da inadimplência”.

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