Os municípios brasileiros vivem um ano marcado por eleições, crise financeira e risco de aumento na alíquota de INSS, com impacto nas finanças públicas. É diante deste cenário, que acontecem as discussões do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, que começou nesta segunda (15), no Teatro Guararapes do Centro de Convenções, e segue até a quarta-feira (17). Realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a abertura contou com apresença do presidente da entidade, Marcelo Gouveia e da governadora Raquel Lyra, além de prefeitos de todo o Esatdo, ministros, senadores e deputados federais e estaduais.
O tema do Congresso ‘Rumo à Excelência na Gestão Pública’ é um dos principais desafios dos gestores municipais. “Para atingir a excelência na gestão pública, é essencial focar em princípios fundamentais: diálogo, parceria e transparência. E a Amupe está junto de cada município, de vocês prefeitos e prefeitas, para atingirmos nossas metas e fazermos de Pernambuco uma referência nacional na gestão pública. Pois nossas ações ecoam em cada bairro, em cada rua. Estamos onde a vida acontece e trabalharemos para transformar para a melhor a qualidade de vida do povo de Pernambuco”, destacou Gouveia.
A cerimônia também abriu os atendimentos da Caravana Federativa do Governo Federal, que este ano acontece em paralelo ao congresso da Amupe. O secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, fez um discurso em tom de união e frisou a necessidade de o governo federal dialogar com os municípios.
“A Caravana é um espaço que reunirá 36 Ministérios, secretarias do governo Federal e funcionará para atendimento e tira-dúvidas com os gestores e gestoras de Pernambuco. É um, entre vários exemplos, que o governo federal trabalha junto aos municípios”, frisou Ceciliano. A iniciativa conta com o apoio do governo do Estado e da Amupe. Na segunda, os atendimentos começam às 14h. Nesta terça, a Caravana segue das 8h às 18h.
ESPAÇO PARA DISCUSSÕES
Ai atividades do Congresso da Amupe também incluíram reunião de prefeitos e prefeitas com a bancada federal; entrega do prêmio Prefeitura Empreendedora; reunião com gestores de cultura e um encontro da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (SECOM). Nesta terça (16) serão realizadas nove salas temáticas durante todo o dia.
Participaram da abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, além de toda diretoria executiva da Amupe e da governadora Raquel Lyra, os ministros de Pesca e Aquicultura, André de Paula, da Defesa, José Múcio; a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; os senadores Humberto Costa, Fernando Dueire e Terezão Leitão. Além de deputados federais e estaduais.