ECONOMIA CIRCULAR

São João de Caruaru entra de vez no ritmo da sustentabilidade

O material recolhido terá destinação correta, em especial, o PET, que será comprado pelo projeto Recicla Solar, do Sistema Coca-Cola

Cadastrado por

JC

Publicado em 21/06/2024 às 5:00
Central Sustentável no São João de Caruaru 2024 - DIVULGAÇÃO

Conhecido como uma das maiores e melhores festas juninas do Brasil, o São João de Caruaru tem dado show de público, de cultura e de fomento à economia durante seus mais de 70 dias de festejos. Para além das 1.200 atrações nos polos juninos espalhados pela cidade do agreste pernambucano, outro destaque tem sido o cuidado com a sustentabilidade que a festa vem demonstrando. Em 2024, a capital do forró recebe apoio para ampliar suas iniciativas de impulsionamento da economia circular, adotando duas centrais de triagem de resíduos e beneficiando 150 catadores de material reciclável da região. O suporte acontece por meio do projeto Recicla Solar, promovido pela Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional.

Além da Central de Triagem no Pátio de Eventos, palco principal dos festejos, este ano, quando a expectativa de público é de 3 milhões de pessoas, a gestão de resíduos ganha reforço, com mais uma central instalada no tradicional Alto do Moura. Até o momento mais de 56 toneladas foram recolhidas pelas três associações de catadores que estão envolvidas na força-tarefa de protagonizar o “São João Sustentável”: Associação de Catadores de Resíduos de Caruaru (ACRSC), Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco (IMOA) e o Instituto Mãos Amigas (IMA).

COLETA DE CARUARU

O Recicla Solar, que ano passado comprou mais de 40 toneladas de PET e vidro advindos das coletas do São João de Caruaru, reutiliza esse material na produção de novas embalagens, quebrando com a tradicional da economia linear. Para esse ano, o projeto da Solar Coca-Cola, além de apoiar a montagem das centrais de triagem, está beneficiando os catadores com mais de 6 mil litros de bebidas, 300 cestas básicas e mais de mil itens de equipamentos de proteção individual, entre luvas, coletes e bolsas de coleta.

“Nosso objetivo é ser referência na gestão de resíduos, e estamos muito felizes em trazer o Recicla Solar pelo segundo ano consecutivo ao maior e melhor São João do Mundo, que é o de Caruaru. Para a Solar, Caruaru é um símbolo no Nordeste das ações de impacto socioeconômico, e de fomento à reciclagem, que a empresa vem desenvolvendo em todo seu território. Sabemos da importância do São João para movimentar a economia da região e queremos contribuir com essa injeção de empregabilidade onde estamos inseridos. Com o Recicla, contribuímos com o viés da economia circular, aumentando a reciclabilidade dos resíduos gerados pelo evento e apoiando os profissionais da reciclagem com melhores condições de trabalho, renda mais justa e digna, valorizando esses agentes fundamentais para a sustentabilidade”, explica Flávio Scalco, diretor Regional da Solar Coca-Cola.

As organizações Verdear Eventos + Sustentáveis, a Secretaria de Meio Ambiente de Caruaru e o Instituto Transforma Caruaru também estão envolvidos com a operacionalidade da iniciativa. “O intuito do São João Sustentável é trabalhar o tripé da sustentabilidade, ambiental, social e econômico impactando de forma positiva na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social e que estão à margem da sociedade, promovendo junto a grandes marcas, tais qual a Coca-Cola, a oportunidade de um trabalho digno e honesto. Essas associações de de catadores de recicláveis unidas somam 150 agentes ambientais que fazem a diferença no meio ambiente”, destaca Chris Magalhães, coordenadora do Transforma Caruaru.

Central Sustentável no São João de Caruaru 2024 - DIVULGAÇÃO

Impacto econômico e sustentável

Com expectativa de que 3 milhões de pessoas circulem nas festas da cidade durante o período, a prefeitura de Caruaru estima um retorno econômico para o municípios de R$ 650 milhões e 15 mil postos de trabalho gerados. Para colaborar com esse impacto econômico, a Solar também vem ativando os Pontos de Venda parceiros, por meio de enxovais com temática junina, trazendo sua maior ativação de live marketing do Nordeste para o Pátio do Forró, com o patrocínio da marca Kuat, além da praça de alimentação ativada por Coca-Cola. A consequência é visual, estética e financeira, vestindo toda Caruaru de São João.

Ainda no que diz respeito à sustentabilidade, ao longo do ano, os investimentos da companhia no Recicla Solar somam R$ 2,6 milhões. A iniciativa fomenta a cadeia de reciclagem por meio de agregadoras, no qual a empresa incentiva a compra do PET e, com esse suporte, paga um preço mais justo pelo material. Dessa maneira, as cooperativas são incentivadas a fazer o recolhimento do PET, dando uma destinação correta à este resíduos.

Até 2025, a Solar tem como objetivo ter 50% de material reciclado compondo as embalagens produzidas pela companhia e, até 2030, dar destinação adequada a 100% das embalagens que são colocadas no mercado mundialmente. Atualmente, o projeto desponta como um case para a The Coca-Cola Company, atingindo a coleta de mais de 20.000 toneladas de resíduos PET nos últimos três anos. Somente em grandes eventos como o São João de Caruaru, mais de 80 toneladas de resíduos foram corretamente destinados com participação do Recicla Solar, além de 37 mil kg de CO2 neutralizados.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS