Futebol

França prorroga quarentena até setembro. "Temporada acabou", diz premier

"A temporada de futebol de 2019/2020 não pode retornar", disse o primeiro ministro, nesta terça-feira, durante um discurso na Assembleia Nacional, em Paris.

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 28/04/2020 às 14:20 | Atualizado em 28/04/2020 às 16:22
AFP
PSG foi declarado campeão após o campeonato ser encerrado - FOTO: AFP



O Campeonato Francês de futebol está encerrado, assim como qualquer outra competição de esporte coletivo em andamento na França por conta da pandemia do novo coronavírus. Quem garante é o primeiro ministro do país, Édouard Philippe, que nesta terça-feira determinou o cancelamento de qualquer evento esportivo até o mês de setembro - decisão parecida com a que a Holanda tomou na semana passada.

"Os grandes eventos esportivos não podem ocorrer antes de setembro. A temporada de futebol d JC e 2019/2020 não pode retornar", disse o primeiro ministro, nesta terça-feira, durante um discurso na Assembleia Nacional, em Paris. "Temos que aprender a conviver com a covid-19 e aprender a nos proteger dela".

Com a decisão, campeões, rebaixados e times que subiram de divisão ainda não estão confirmados. A Federação Francesa de Futebol (FFF, na sigla em francês) e Liga de Futebol Profissional (LFP, também na sigla em francês), que organiza o Campeonato Francês, vão se reunir nos próximos dias para definir a situação e também os classificados para as competições europeias na próxima temporada.

PSG na liderança com folga

O Campeonato Francês foi paralisado com o Paris Saint-Germain na liderança, com 68 pontos, e um jogo a menos que o vice-líder Olympique de Marselha, que tem 56. Além das duas equipes, a terceira que iria para a Liga dos Campeões da Europa é o Rennes. O Lille, quarto colocado, estaria classificado à Liga Europa. A zona de rebaixamento conta com Nîmes, Amiens e Toulouse.

 

A decisão do governo francês ainda pode afetar o início da próxima temporada, com a realização de jogos sem público nas primeiras rodadas. E também pode impedir que o Paris Saint-Germain faça partidas da Liga dos Campeões no país - o time dos brasileiros Neymar, Marquinhos e Thiago Silva passou pelo Borussia Dortmund e está classificado para as quartas de final.

Um movimento formado por 45 grupos de torcedores organizados de futebol da França emitiram um comunicado conjunto, no qual denunciam as "disputas" dos dirigentes durante a crise provocada pelo coronavírus. As organizadas rejeitam o reinício das competições com portões fechados.

A ministra dos Esportes, Roxana Maracineanu já havia declarado na semana passada que o esporte não será uma prioridade para o governo francês nos planos de desconfinamento. Ela destacou que várias competições podem ser realizadas "com portões fechados" ou "com restrições muito rígidas" para os espectadores.

Até esta segunda-feira, a França tem registrado mais de 128 mil casos de pessoas contaminadas com o novo coronavírus e mais de 23 mil pessoas morreram em razão da doença.

PODCAST

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando o mundo todo, o futebol segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um programa exclusivo da Rádio Jornal sobre o futebol internacional. Diante desse período de paralisação, muitos debates sobre Copas do Mundo, craques do passado e muito mais. No programa desta semana, o principal assunto foi: qual é o melhor jogador brasileiro pós Pelé? No debate, Ronaldo e Romário foram os mais cotados a esse posto.

Além de debater qual é o melhor pós Pelé, o programa também relembra grandes atuações de Romário com a camisa da Seleção Brasileira, jogos memoráveis de Copas do Mundo e de Champions League, além de um grande duelo de técnicos: Rinus Michels ou Pep Guardiola? Na trilha sonora do programa... Guns N' Roses!

?

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias