futebol em pernambuco

Médico do Sport alerta sobre necessidade de testar jogadores antes da retomada do futebol

Os clubes de Pernambuco vão retornar no dia 15 de junho, mas médico Stemberg falou sobre a necessidade de testar atletas

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 03/06/2020 às 11:57 | Atualizado em 03/06/2020 às 12:43
ANDERSON STEVENS/SPORT
Futebol em Pernambuco voltará no dia 15 de junho - FOTO: ANDERSON STEVENS/SPORT

O médico do Sport Stemberg Vasconcelos alertou sobre a necessidade realizar os exames da covid-19 nos jogadores para garantir a retomada do futebol em Pernambuco. De acordo com o doutor, os clubes locais precisam realizar os testes do novo coronavírus na próxima semana para viabilizar a reapresentação no dia 15 de junho, data definida pelo plano de convivência do governo de Pernambuco. 

Em entrevista ao programa Bate Rebate, da Rádio Jornal, Stemberg falou sobre a condição de retorno. "A gente só vai para o campo se tiver realizado os testes. Acho que tanto para o Sport e os outros clubes é primordial que essa logística seja muito bem feita. Porque a gente não pode voltar no dia 15, a gente tem que voltar antes, fazer os testes, e a partir dos resultados, vamos fazer os grupos com os jogadores que tiveram a doença, tiveram contato ou que estão com a doença", comentou o médico rubro-negro.

Ele lembrou que cerca de 18% dos jogadores que já se apresentaram não estavam com os sintomas, mas estavam com o covid-19. "Então a partir da definição desses grupos que vamos voltar aos treinos. Temos que ter os exames antes do dia 15", observou.

Protocolo dos clubes pernambucanos

Stemberg também falou sobre como vai funcionar o protocolo. "A partir do momento que teve a pandemia a gente indicou um protocolo de volta, atualmente a gente está com um protocolo de volta do Sport já em mãos. Esse protocolo vai ter as medidas sanitárias normais, uso de álcool em gel, limpeza das áreas, máscaras, locais de onde vai atuar, agora estamos esperando a aquisição dos testes. Negociação do Sport juntamente com a Federação Pernambucana, que é a parte da direção. Eu sou responsável pela parte técnica, que já está elaborada. A parte financeira de compra não depende de mim, depende do pessoal da direção. Mas os departamentos médicos estão se organizando e os protocolos dos clubes devem ser o mesmo para todos terem segurança", comentou. 

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias