O Ministério da Saúde aprovou o texto completo do guia médico elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e sinalizou que o documento poderá ser utilizado para a retomada das atividades de outras modalidades esportivas. O secretário de vigilância em saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, assinou o despacho na última quarta-feira, de acordo com notícia publicada pelo globoesporte.com.
>> Bangu x Flamengo marca retorno do futebol no Brasil
- Regra de contrato de jogadores é flexibilizada para 30 dias
- Bangu x Flamengo marca retorno do futebol no Brasil após 3 meses de paralisação
- Clubes criticam decisão de Doria de só permitir volta dos treinos em 1º de julho
- Chelsea anuncia a contratação do atacante Timo Werner
- Ronaldo Fenômeno critica volta do futebol no Rio de Janeiro: "um erro"
- Atlético-MG anuncia a contratação do atacante Keno, ex- Santa Cruz
O documento passou por reformulação e ganhou nova versão publicada no início desta semana. Para o Ministério da Saúde, o guia é tratado como "pioneiro no Brasil de plano de retomada para área de esporte". As medidas elaboradas por uma comissão da CBF tomou como referência protocolos da Organização Mundial de Saúde, Fifa e o próprio Ministério da Saúde.
No primeiro momento, os jogadores precisam realizar o teste do novo coronavírus para retornarem às atividades. Em campo, não podem estabelecer contato e também não podem cuspir no chão. Há também a necessidade de higienização dos acessórios de treinos.
Cada federação deve encontrar analisar o melhor momento para reiniciar os treinos e retomar os campeonatos, levando em consideração o pico da pandemia da covid-19.
Comentários