A Copa do Nordeste ainda não tem data oficial para o retorno, mas a tendência é de que a competição seja retomada em sede única, que também não foi definida até o momento. Além disso, também existe a dúvida se o torneio regional volta antes ou após o fim dos campeonatos estaduais. Em Pernambuco, por exemplo, a Federação Pernambucana de Futebol quer começar o Estadual primeiro que o Nordestão, mas o Governo do Estado proibiu que a bola voltasse a rolar nas próximas duas semanas - embora a FPF ainda tente conseguir a liberação para retomar o Campeonato Pernambucano dia 12 de julho.
Em contato com a reportagem do Jornal do Commercio, o diretor da Liga do Nordeste, Alexi Portela, disse que é favorável ao retorno do Nordestão antes dos estaduais, discurso idêntico ao do presidente do Santa Cruz, Constantino Junior. Com relação ao local que vai receber a Copa do Nordeste na retomada, o mandatário da entidade destacou que ainda não há uma sinalização da CBF, que é quem vai definir o estado sede na volta do torneio.
"Ainda não temos nada definido, estamos aguardando a posição da CBF. Eu não acredito que Pernambuco esteja inviabilizado. Na realidade, a CBF é quem está cuidando dessa parte. Mas eu não acredito que nenhuma cidade esteja inviabilizada. Como é uma competição da CBF, a gente não tem gerência sobre isso. A gente quer definir logo para que e tenha uma posição nossa o mais rápido possível sobre a competição. Com relação a fala do Constantino, eu concordo com ele. Mas não sei se isso vai para frente, porque depende das federações e a gente sabe das divergências", finalizou Alexi Portela.
LEIA MAIS
> Santa Cruz intensifica preparação, mas também aumenta cuidados com lesões
> Náutico mantém diálogo com a FPF sobre volta do Campeonato Pernambucano
> Sport reduz lista de jogadores "negociáveis" que não estão nos planos para 2020
Na última quarta-feira, em contato com a reportagem do SJCC, dirigentes do Trio de Ferro afirmaram que torcem para que a Copa do Nordeste seja retomada em Recife, mas estão desesperançosos que a capital pernambucana seja a sede escolhida na retomada do Nordestão. Já o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, disse ao JC que tanto a entidade como a CBF estão aguardando algum dos municípios ou estados liberarem o decreto para o retorno do futebol. Na visão dele, quem fizer isso primeiro vai chamar a atenção da CBF, embora outros critérios também serão analisados antes da organização que comanda o futebol brasileiro bater o martelo e definir o local que a Copa do Nordeste vai retomar.
Vale lembrar que a Copa do Nordeste volta na última rodada da fase de grupos. Depois, a competição vai para o mata-mata, com jogos únicos nas quartas e semis. Na final, mesmo com sede única, a tendência é de que sejam realizados jogos de ida e volta.
Comentários