INDEFINIÇÃO

'Fizemos o que tinha de ser feito, agora é aguardar posição do Governo', diz presidente da FPF sobre volta do Estadual

Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol, disse que a entidade fez o possível para a retomada do Campeonato Pernambucano, mas que a decisão é das autoridades do Estado

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 08/07/2020 às 16:00 | Atualizado em 08/07/2020 às 16:05
LEO MOTTA/JC IMAGEM
Evandro Barros de Carvalho é o atual presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) - FOTO: LEO MOTTA/JC IMAGEM
Leitura:

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) segue buscando junto ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde do Estado a liberação das partidas de futebol para a retomada do Campeonato Pernambucano, que foi paralisado no dia 15 de março, com a realização da 8ª rodada. Ainda precisam de cinco datas para a conclusão do Estadual: a última rodada da primeira fase do Estadual, além das quartas de final, semifinal e final (partida de ida e volta).

O presidente da FPF, Evandro Carvalho, vem participando de constantes reuniões com as autoridades sanitárias do Estado e, ao contrário das ocasiões anteriores, preferiu não estipular uma possível data para a bola voltar a rolar nos estádios pernambucanos. "Estamos em reunião tentando formatar essa volta, mas não tem nada ainda", declarou o mandatário da entidade máxima do futebol do Estado. "Não podemos falar nada antes do Governo deliberar. A gente resolveu deixar a data a cargo do Governo. Colocamos tudo o que devia ser colocado, fizemos o que tinha de ser feito, mas agora é aguardar a posição do Governo", explicou o dirigente.

Mesmo com esse achatamento de datas e a Copa do Nordeste largando na frente, já definindo a data de retorno da competição (próximo dia 21) e o local (sede única na Bahia), Evandro Carvalho não enxerga problemas para a conclusão do Campeonato Pernambucano e ressaltou sobre a possibilidade de realização de um time disputar duas partidas no mesmo dia por competições diferentes. "Não dificulta em nada (o Nordestão). Já era previsto esses jogos. Os clubes sabem das dificuldades de jogar simultaneamente. Isso ocorre todo ano. Não tem novidade. O Náutico já jogou duas partidas em 24h, o Sport também, o Bahia já jogou no mesmo dia. Isso não é novo", destacou.

Como a reta final da Copa do Nordeste será disputada em sede única, na Bahia, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol já alertou que Santa Cruz, Náutico e Sport, clubes que disputam o Regional e o Estadual, sobre o planejamento nessa volta das competições: "Vão ter de ter dois times para jogar no mesmo dia ou em 24h, em Estados diferentes. Os clubes já sabiam disso há muito tempo. Não é de hoje, mas há muitos anos é assim. Isso não é novidade pra eles", comentou Evandro Carvalho.

SITUAÇÃO NOS CAMPEONATOS

Na última rodada do Nordestão, o Santa Cruz (5º do Grupo B, com 10 pontos) vai encarar o eliminado River-PI precisando da vitória e ainda torcer por tropeços de Náutico ou Ceará para se classificar à próxima fase. Já o Timbu (3º do Grupo B, com 11), encara o Bahia (2º do Grupo A, com 14), podendo avançar de fase mesmo com uma derrota, a depender dos resultados de Ceará e Santa Cruz. Enquanto que o Sport (5º do Grupo A, com 9 pontos), duela com o Confiança (1º do Grupo B, com 13), precisando vencer e torcer por tropeços do ABC ou derrota do Botafogo-PB para seguir na competição.

Já no Pernambucano, mesmo restando uma rodada da primeira fase a ser disputada, Santa Cruz (1º) e Salgueiro (2º) não perdem mais suas posições e já estão classificados às semifinais. Retrô está em 2º, com 12, mesma pontuação do Náutico (4º). O 5º é o Sport, com 11, e o Afogados ocupa a 6ª colocação, com 10. Esses seriam os classificados às quartas de final. O Central está em 7º, com 10, e o Petrolina, 8º, com 7, ainda sonham é avança de fase no Estadual.

LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Evandro Carvalho, presidente da FPF, concedeu entrevista ao JC. - FOTO:LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias