No dia 30 de julho de 1930, há exatos 90 anos, a seleção do Uruguai conquistava a primeira Copa do Mundo da história. Capitaneado pelo zagueiro José Nasazzi, o time venceu a rival Argentina por 4 a 2, no Estádio Centenário, em Montevidéu. A geração de uruguaios já havia sido campeã dos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, e entrou para a eternidade ao coroar em grande estilo a conquista daquele que viria a se tornar o maior campeonato de futebol do mundo.
O torneio foi realizado no Uruguai e reuniu 13 seleções. O início do evento está diretamente ligado ao surgimento da Fifa, em 1904, e sua atuação na popularização e profissionalização do futebol durante os anos seguintes. Apesar do esforço de muitas pessoas, o grande responsável pela realização da primeira Copa do Mundo foi Jules Rimet, presidente da Fifa durante mais de trinta anos. Com isso, após uma reunião em Zurique, ficou decidido que o torneio seria realizado de quatro em quatro anos, com participação de seleções de todos os continentes e, caso necessário, a realização de eliminatórias para decidir os participantes.
LEIA TAMBÉM:
> Podcast da Rádio Jornal relembra atuações do primeiro pernambucano em uma Copa do Mundo
> Há 62 anos, Pelé marcava primeiro gol em Copa do Mundo
> 50 anos do tricampeonato: atuações de Pelé no México foram dignas de rei
> Há 70 anos, grupos da Copa do Mundo 1950 eram sorteados no Brasil
> O último jogo de Pelé em Copas foi a sua consagração definitiva em Mundiais
> É tetra: após 24 anos, Brasil volta a ganhar a Copa do Mundo
A COPA
Na primeira edição, participaram representantes da Europa, América do Norte e do Sul, foram eles: Bélgica, Romênia, Iugoslávia, França, Estados Unidos, México, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Com início no dia 13 de julho de 1930, a primeira rodada da Copa do Mundo colocou frente a frente a França contra o México. Depois, Estados Unidos e Bélgica também jogaram. Estreando no dia 17 de julho daquele ano, o Uruguai venceu o Peru por 1 a 0. Depois, goleou a seleção da Romênia por 4 a 0 e demonstrou seu favoritismo na competição.
Já a Seleção Brasileira, ainda consolidando o esporte no país e com um racha entre paulistas e cariocas, perdeu seu jogo de estreia no mundial por 2 a 1 para a Iugoslávia. No segundo jogo, a Canarinho goleou a Bolívia por 4 a 0, mas foi insuficiente para avançar às semifinais, já que a Iugoslávia venceu as duas partidas e avançou com quatro pontos. Na época, a vitória valia dois pontos e só avançava uma seleção em cada grupo.
Passado a primeira fase, avançaram para as semifinais as seleções do Uruguai, Argentina, Estados Unidos e Iugoslávia. Os jogos tiveram placar iguais. Enquanto a seleção anfitriã aplicou uma goleada por 6 x 1 na seleção iugoslava, os argentinos venceram pelo mesmo placar a seleção americana. Com isso, a grande final foi disputada entre Uruguai e Argentina, no dia 30 de julho de 1930. Em jogo movimentado, a seleção anfitriã confirmou seu favoritismo e venceu a Argentina por 4 a 2, sagrando-se a primeira seleção campeã da Copa do Mundo de futebol.
CURIOSIDADE
Na grande final, cada tempo foi jogado com uma bola diferente: no primeiro, disputado com a bola Argentina, os hermanos levaram a melhor. No segundo tempo, com a bola uruguaia, que era mais pesada, o Uruguai virou a partida e levou o título.
Seção da COPA DO MUNDO 1930 publicada no site da AUF
Comentários