Bayern de Munique, o rolo compressor da reta final da Champions

Após massacrar Chelsea e Barcelona, o time alemão enfrenta nas semifinais o Lyon, que parou o Manchester City, de Pep Guardiola, no sábado
JC
Publicado em 16/08/2020 às 12:01
Robert Lewandowisk foi o nome da vitória do Bayern Foto: Tobias SCHWARZ / AFP


AFP

Nem mesmo os jogadores do Bayern de Munique conseguem encontrar a explicação para a histórica vitória por 8x2 sobre o Barcelona, na sexta-feira (14), no jogo único das quartas de final da Liga dos Campeões, em Lisboa (Portugal). Nas semifinais, o time alemão enfrenta o Lyon, que parou o Manchester City, de Pep Guardiola, nesse sábado (15).

"A equipe de Lionel Messi naufragou como uma das vítimas do Bayern na Bundesliga (Campeonato Alemão)", descreveu a revista alemã Kicker no sábado. "A partida relembrou o histórico 7x1 de Belo Horizonte", quando a Alemanha humilhou o Brasil nas semifinais da Copa do Mundo de 2014, acrescentou a publicação.

A analogia é interessante, já que três dos campeões mundiais em 2014 estavam em campo na sexta-feira: Manuel Neuer, Jérôme Boateng e, claro, Thomas Müller. Além disso, Hansi Flick, atual treinador do time de Munique, era assistente do então técnico da seleção alemã Joachim Löw.

No final do jogo contra os espanhóis, Flick revelou uma dica sobre o domínio do Bayern: "A minha equipe nunca cedeu, neste momento é a nossa mentalidade, a nossa marca", afirmou.

Um espírito combativo que permitiu ao Bayern superar todos os seus rivais na Alemanha para conseguir o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha e, em seguida, eliminar o Chelsea nas oitavas de final com um placar agregado de 7 a 1 retumbante (3x0 e 4x1).

CONCENTRAÇÃO

Perante estes lutadores, o Barça deixou-se esmagar. "O resultado é difícil de explicar", reconheceu Joshua Kimmich, autor do quinto gol, "mas jogamos desde o primeiro minuto com uma concentração incrível." "Desde os primeiros segundos, tivemos o controle total dos duelos", disse Leon Goretzka. "Depois do empate do Barcelona, não nos deixamos perturbar e continuamos a jogar da mesma maneira. A nossa pressão era brutal".

> Lyon aproveita erros, vence Manchester City e vai encarar Bayern na semifinal

> Até Messi é questionado no Barcelona após o massacre aplicado pelo Bayern

> Vareio de bola do Bayern sobre o Barcelona lembrou o 7x1 da Copa de 2014

E o que dizer dos suplentes, que não se dedicaram a administrar a vantagem, mas mantiveram o ritmo. “O melhor, aliás, foi ver que os jogadores que saíram do banco tiveram o mesmo impacto, a mesma alegria de jogar e o mesmo espírito” dos titulares, comemorou Müller, apontado jogador da partida.

O brasileiro Philippe Coutinho (emprestado do Barcelona) marcou dois gols e deu um passe para outro logo que entrou em campo aos 75 minutos.

Essa euforia coletiva dá aos jovens uma confiança incrível. O melhor exemplo é Alphonso Davies, 19 anos, que em uma temporada passou de jovem promissor a estrela. Sua arrancada em direção à defesa do Barça aos 63 minutos para dar o passe para o gol de Kimmich é uma das imagens da partida. "Incrível", aplaudiu Kimmich. "Fiquei quase com vergonha de comemorar aquele gol, porque obviamente é 99% dele. Eu só tive que empurrar a bola para a rede. De classe mundial!"

Essa mentalidade guerreira foi perfeitamente exemplificada pela resposta de Goretzka à pergunta de um jornalista sobre se ele se sentia mal por ver Messi tão humilhado. "Não, até gostei um pouco", respondeu sorrindo.

Após a euforia, os especialistas vão também notar que, de todas as equipes presentes em Lisboa, o Bayern e RB Leipzig são os únicos que terminaram o campeonato nacional no final de junho. Os franceses não jogam desde março e o restante disputou partidas até o final de julho. Após a final da Copa da Alemanha vencida em 4 de julho, Flick deu aos seus jogadores uma dezena de dias de férias, antes de iniciar a preparação específica para a Liga dos Campeões.

A sua experiência de oito anos na seleção alemã foi decisiva: os jogadores recuperaram bem e não perderam o ritmo.


VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
esportes Bayern de Munique CHAMPIONS LEAGUE
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory