Futebol e pandemia

Plano de contingência do Governo de Pernambuco estipula volta do público aos estádios

Após liberação do Ministério da Saúde para que os jogos de futebol possam receber até 30% da capacidade de cada estádio, clubes do Trio de Ferro do Recife pressionam por retorno

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/09/2020 às 19:44 | Atualizado em 23/09/2020 às 19:44
JC IMAGEM
Trio de Ferro pressiona por volta do público em Pernambuco - FOTO: JC IMAGEM

A liberação do Ministério da Saúde para que as partidas de futebol voltem a receber até 30% da capacidade de público em cada estádio, reacendeu a pressão por parte dos clubes para que as autoridades estaduais e municipais também possibilitem essa retomada. Em Pernambuco, o Trio de Ferro do Recife já demonstrou seu posicionamento pelo retorno, já que os jogos em casa sem bilheteria geram um custo extra aos clubes, que precisam retirar o montante de outros setores para pagar essas despesas. Porém, o Governo do Estado mantém a cautela quanto a este retorno.

De acordo com o plano de convivência elaborado pela órgão máximo estadual, a liberação de público nos eventos esportivos se encaixam na etapa dez do plano de convivência das atividades econômicas. Ou seja, essa liberação parcial, no Recife, poderá acontecer a partir do dia 12 de outubro, terceira semana do mês, a depender dos números de casos de covid-19 apresentados em Pernambuco.

“Nesses grandes eventos, assim como outros, temos sido procurado e estamos dialogando para discutir quais protocolos seriam possíveis estabelecer para a volta de eventos pontuais, como é o caso de grandes eventos como um jogo de futebol com torcida. Agora, a gente precisa fazer com que o plano se efetive entrando as etapas 9, 10 e 11. A partir daí, dentro desse novo normal, vamos discutindo cada evento, cada atividade, a distribuição destas cargas que tem sido pleiteadas, através de protocolos dialogando com a secretaria de saúde, a vigilância sanitária, para a gente encontrar os melhores protocolos e sempre observando os dados da pandemia”, explicou o secretário de desenvolvimento econômico do Estado de Pernambuco, Bruno Schwambach.

Cada estado tem seu planejamento para a liberação. Porém, por aqui, não há, ainda, uma sinalização de que seja possível antecipar a reabertura dos estádios para o recebimento do torcedor. “Hoje esse tipo de evento não vai poder ser realizado, mas com o anúncio da entrada dos eventos na etapa 9 e 10, vamos começar a analisar quando isso será possível e qual protocolo será necessário para que seja feito”, encerrou.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias