Carlyle Paes Barreto sobre vitória do Sport: luz no túnel

Uma vitória sobre o Grêmio, principalmente em Porto Alegre, é para se comemorar. Mais ainda quando ela o tira da lanterna e o joga para o pelotão intermediário do Campeonato Brasileiro.
Carlyle Paes Barreto
Publicado em 03/09/2020 às 21:06
O Sport venceu o Grêmio fora de casa no primeiro turno da Série A. Foto: PEDRO H. TESCH / ESTADÃO CONTEÚDO


Uma vitória sobre o Grêmio, principalmente em Porto Alegre, é para se comemorar. Mais ainda quando ela o tira da lanterna e o joga para o pelotão intermediário do Campeonato Brasileiro. Mas embora tenha aparecido uma luz no final do túnel, com melhora no posicionamento defensivo, o caminho ainda é bem escuro.

A diferença no volume de jogo entre as equipes, além do disparate no número de finalizações (31x5) é um dos sinais. Os seguidos erros de passes e a falta de força ofensiva é outro. Mesmo tendo marcado dois gols na arena gremista.

E se os erros foram mantidos, por que o Sport ganhou? Basicamente porque fez um gol no início, quando foi para cima, e achou outro, num pênalti após erro de passe. Depois se fechou todo atrás e viu os gaúchos desperdiçarem inúmeras chances claras. Foram pelo menos sete. Muito mais que nas partidas em que o Leão foi derrotado. Contra Vasco, Santos, São Paulo e Coritiba, jogos equilibrados e erros pontuais. Individuais. Com o Grêmio pelo menos eles foram minimizados.

A vitória, no entanto, mostra um novo jeito de jogar. Pelo menos fora de casa. Dando espaço ao rival, se fechando e tentando contra-atacar. Mas é bom lembrar que ser reativo é bem diferente de ser apenas retrancado. Faltou ação. E reação.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
esportes Sport Club do Recife Grêmio
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory