Uma senadora argentina quer colocar Diego Maradona em uma nota da moeda do país e apresentou um projeto ao Congresso na segunda-feira (7) para estampar o astro do futebol em uma nota de 1000 pesos argentinos.
A nota, no valor de US$ 12,27 pela taxa de câmbio de ontem (7), apresentaria o rosto de Maradona de um lado e a foto de um de seus gols mais famosos do outro, disse a autora do projeto, a senadora Norma Durango.
Os dois gols mais famosos de Maradona ocorreram nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986 contra a Inglaterra. No primeiro deles, ele superou o goleiro inglês Peter Shilton ao tocar com a mão na bola e no segundo driblou metade da seleção inglesa para marcar o que ainda é considerado um dos gols mais bonitos de todos os tempos.
A Argentina venceu a Copa do Mundo com uma série de atuações notáveis de Maradona, que morreu no dia 25 de novembro de ataque cardíaco aos 60 anos. "A ideia não é apenas reconhecer nosso ídolo mais importante, mas também pensar na questão econômica", disse Durango. "Acreditamos que quando os turistas vierem aqui, eles vão querer levar um 'Maradona' com eles."
- Maurício de Sousa relembra encontro com Maradona para Turma do Dieguito
- 'Maradona mudou a minha vida', diz ex-atacante do Santa Cruz
- Jogadores do Napoli entram em campo com a camisa 10 para homenagear Maradona
- Corpo de Diego Maradona é enterrado em cemitério na Argentina
- Morte de Maradona segue gerando reações na Europa
- Investigado, médico de Maradona se defende das acusações: 'Fiz o melhor que pude'
- Barcelona goleia Osasuna e Messi presta homenagem a Maradona
- Estádio do Napoli vai se chamar oficialmente Diego Armando Maradona
- Filha de Maradona critica advogado do pai: 'Espero que a justiça seja feita'
Embora não estivesse claro qual dos dois gols seria estampado no dinheiro, alguns argentinos ficaram incomodados com a ideia de que o gol da 'Mão de Deus' figurasse em um documento oficial do governo, porque poderia ser visto como uma desculpa para a ilegalidade.
A senadora pela província de La Pampa disse que a decisão final será tomada pelos parlamentares, que devem ouvir sua proposta no início do próximo ano. A nota atual de 1000 pesos apresenta o pássaro símbolo do país, chamado de hornero.
Comentários