LAMENTAÇÃO

'Maradona mudou a minha vida', diz ex-atacante do Santa Cruz

Em amistoso marcado pela volta de Zico ao Flamengo, Jacozinho marcou um golaço no Maracanã graças a um passe do craque argentino

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 25/11/2020 às 21:51 | Atualizado em 26/11/2020 às 9:29
reprodução TV Globo
ENCONTRO Jacozinho foi apresentado a Maradona, em 1985, e brilhou no amistoso em homenagem a Zico - FOTO: reprodução TV Globo

"Maradona mudou a minha vida". O ano era 1985, amistoso no Maracanã que marcaria o retorno do meia Zico para o Flamengo. Na festa marcada no templo do futebol mundial, grandes craques, dentre eles: Diego Armando Maradona e o desconhecido Givaldo Santos Vasconcelos, o Jacozinho, que viria a ser o protagonista daquela noite.

Natural de Gararu (SE), Jacozinho fazia enorme sucesso com a camisa do CSA e, por isso, foi convidado para o jogo festivo. No vestiário, minutos antes de começar o amistoso, o ex-ponta não escondia sua timidez no meio de tantos craques e apenas contemplava aquele momento único de sua vida, não tirando os olhos do camisa 10 argentino. "Ele ficou numa mesa separada com Zico, Falcão, Cerezo, enquanto que eu fiquei no cantinho ao lado de Júnior, Alemão e Paulo Victor. Foi quando a imprensa pediu pra tirar uma foto minha ao lado dele (Maradona). Depois outros pediram também. Ele ficou desconfiado, pois não me conhecia. Voltei para o meu lugar e cochichei com Júnior: 'Maradona não para de me olhar. Eu sei o que ele está pensando'. Júnior perguntou: 'você sabe?'. Disse: 'ele está se perguntando quem é esse baixinho feio que o pessoal está doido tirando foto comigo?'. Rimos e fomos para o jogo", disse Jacozinho aos risos, em entrevista a reportagem do Jornal do Commercio.

Mesmo começando no banco de reservas, Jacozinho viria a campo para enlouquecer os mais de 100 mil torcedores presentes no Maracanã. O ex-ponta entrou já fazendo fumaça e com muita correria. De olho naquele "baixinho feio", Maradona resolveu colocar Jacozinho para correr e não se arrependeu. "Saí em disparada, fiz o facão e ele fez o lançamento entre os dois zagueiros. Eu peguei na frente, driblei Canterelli e fiz um golaço", relembrou. "Depois do gol foi só festa. Ele veio e me abraçou, falou umas palavras em espanhol comemorando bastante".

Graças à visibilidade do amistoso e do gol marcado com passe de Maradona, com o Maracanã lotado, Jacozinho ganhou uma projeção enorme na carreira e viu sua vida mudar dentro e fora de campo. "Minha vida mudou completamente. A partir dali, eu tive mais proximidade com Márcio Canuto (então repórter da TV Globo e que fez a cobertura daquele amistoso). Ele me aconselhou bastante na minha carreira e mudei minha maneira de ser. Passei a levar uma vida diferente e ter responsabilidade. Graças àquele jogo é que eu fui vendido para o Santa Cruz. Vários clubes do Brasil queriam me levar, mas o CSA tinha um vínculo muito forte com o Santa Cruz e acabei sendo negociado. Fiz uma boa campanha com a camisa da cobra coral e fui campeão do Pernambucano em 1986. Graças àquele gol com passe de Maradona, fui parar no Recife", rememorou.

GRATIDÃO

A gratidão de Jacozinho por Maradona é eterna. O craque argentino sempre foi acostumado a mudar a história de muitas partidas. Mas, naquele 12 de julho de 1985, El Pibe não mudou o rumo do jogo. Viu seu time perder o amistoso por 3x1. Sendo que, desta vez, a sua genialidade mudou o rumo da carreira do desconhecido atacante de Gararu (SE). "Se sou conhecido nacionalmente, sem dúvida, foi por conta do passe que Maradona me deu. Dentro da minha história como jogador tem um pouco de Maradona. Por isso fico triste com a morte dele", lamentou.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias