RECURSOS

Em comunicado, Salgueiro justifica saída das copas do Nordeste e do Brasil

A perda de receita e a pandemia do novo coronavírus estão entre os fatores enumerados pelo clube como agravantes da situação

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 03/02/2021 às 20:34 | Atualizado em 03/02/2021 às 21:31
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
PEDREIRA Atual campeão estadual, Salgueiro vai receber o Corinthians - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Leitura:

O Salgueiro se manifestou, por meio de nota, sobre a desistência de disputar a Copa do Nordeste e Copa do Brasil. O clube protocolou ofício na Federação Pernambucana de Futebol, nesta quarta-feira (3), para ser enviado à CBF e à Liga do Nordeste, informando a decisão, justificada em impactos financeiros gerados pela pandemia do novo coronavírus.

>> Prefeitura alega que cortou patrocínio do Salgueiro para investir no sistema de saúde

>> Em comunicado, Salgueiro justifica saída das copas do Nordeste e do Brasil

>> Desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil pega time do Salgueiro de surpresa

>> FPF diz que não decide se Náutico herda vagas do Salgueiro nas copas do Nordeste e do Brasil

>> Náutico espera posicionamento da CBF sobre vagas no Nordestão e Copa do Brasil

Segundo o Salgueiro, foram feitos esforços para viabilizar a participação nas competições, mas ainda assim não será possível. O clube fará uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (4), às 10h para falar deste assunto. A perda de receita de bilheteria, o endividamento, a redução de cota de participação da Copa do Nordeste e a perda de patrocinadores, como a Prefeitura Municipal de Salgueiro, foram enumerados pelo clube como motivos que contribuíram para o agravamento da crise financeira. 

O Carcará foi campeão pernambucano em 2020, garantindo as vagas nas duas competições. Com a desistência, o herdeiro dessas vagas pode ser o Náutico, que ainda aguarda um posicionamento oficial da CBF e da Liga do Nordeste. Também nesta quarta-feira, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, afirmou que a Federação não tem poder de decisão neste caso, que apenas repassou a decisão do clube para a CBF e para a Liga. 

GOLEIRO

No twitter, o goleiro do Carcará, Cesar Tanaka, fez um comentário sobre o assunto, afirmando que a atitude do clube pode ter motivação política. A postagem dele respondia um outro tweet que mostrava um print de um comentário feito por ele, no Instagram, onde afirma que a decisão "acabou com o futebol profissional da cidade". 

 

NA ÍNTEGRA

"Comunicado Oficial

O Salgueiro Atlético Clube comunica a sua torcida, parceiros e sociedade em geral, que em razão dos impactos financeiros sofridos por conta da pandemia do COVID-19, desde março de 2020 até a presente data, pela falta de receitas com bilheteria, por seu endividamento, pela redução da cota de participação da Copa do Nordeste 2021 e pela perda de importantes patrocinadores, tais como o da Prefeitura Municipal de Salgueiro, protocolou hoje, dia 03/02/2021, a desistência de sua participação na Copa do Nordeste 2021 e Copa do Brasil 2021.

Buscamos soluções, incansavelmente, para viabilizar a continuidade do trabalho e, por conseguinte, a participação honrosa em todos os campeonatos, representando de forma digna nossa cidade e região.
No entanto, o comprometimento financeiro necessário para prosseguirmos, a falta de apoio, a drástica redução de nossas receitas e as dívidas já assumidas, impedem-nos de continuar.
Persistir sem apoio é a certeza do fracasso. Desta forma, lamentamos profundamente termos chegado a esta situação.
Nesta quinta-feira, dia 04/02/2021, será concedida entrevista coletiva no escritório do clube às 10:00.
Salgueiro/PE, 03 de fevereiro de 2021.
Salgueiro Atlético Clube"

TIMBU

Confirmada a desistência do Salgueiro, o Náutico ganha um grande "presente" do Salgueiro. Isso porque na temporada 2021 o clube alvirrubro iria disputar apenas o Pernambucano e o Série B. Além do calendário enxuto, a direção do Timbu também não teria as grandes cotas de participação da Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Assim, também deve gerar um fôlego financeiro para o time vermelho e branco neste semestre.

Procurado pela reportagem do JC, o presidente do Timbu, Edno Melo, afirmou que soube da notícia quando a imprensa veiculou e pregou cautela neste momento. "Temos que esperar o oficial porque essa informação ainda é oficiosa. A CBF não falou nada, a FPF também não. Vamos aguardar para não comemorar uma coisa que não vai acontecer", disse. 

Segundo Edno, caso se confirme, o Náutico "estará totalmente preparado" para acrescentar as duas competições ao seu planejamento para a temporada. 

O programa na Cara do Gol desta quarta-feira (3) abriu justamente falando sobre essa polêmica da desistência do Salgueiro das Copas do Nordeste e do Brasil. Veja o debate abaixo:

 

SURPRESA

A formalização do Salgueiro em não participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil também pegou o elenco e a comissão técnica do Carcará de surpresa. Procurado pelo Jornal do Commercio e Blog do Torcedor, o auxiliar técnico Marcos Tamandaré revelou que o presidente sertanejo José Guilherme ainda não conversou com ninguém da equipe. Inclusive, o time do Sertão de Pernambuco continua treinando normalmente.

"Só quem pode falar sobre isso é o presidente (José Guilherme). Chegamos para treinar agora à tarde (quarta-feira) e ficamos sabendo da decisão. Não conversamos com ele, não consegui falar. Nem sei direito o que está acontecendo. Estava dando o treino e acabou agora", afirmou Tamandaré.

FEDERAÇÃO

O Salgueiro oficializou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) nesta quarta-feira (3) sobre sua desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil, alegando uma crise financeira e falta de patrocínios. Este foi o ponto de partida para o surgimento de algumas dúvidas: Quem herda as vagas do Carcará nas duas competições? E as cotas, como ficam? Segundo o presidente da FPF, Evandro Carvalho, estas respostas não cabem à Federação, mas sim à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Liga do Nordeste.

"O clube é uma entidade privada, com prerrogativa de autonomia plena, concedida na Lei Pelé. Então, o clube pode exercer esse direito e não precisa justificar nada à federação. Basta comunicar, é um direito de natureza privativa. Aceitamos e encaminhamos para a CBF e para a Liga", disse em entrevista ao JC.

Frisando que a decisão do Salgueiro em não participar das competições não afeta em nada a FPF, Evandro Carvalho também destacou que não sabe o que acontecerá com as vagas. "Uma vaga é da Liga (do Nordeste), ela que resolve. A oura vaga é da CBF, ela que resolve. Não tenho a menor ideia e não me envolvo", enfatizou.

2020

A desistência do Salgueiro quebra a expectativa criada após o inédito título estadual de 2020. O Carcará desbancou o Santa Cruz na final do Pernambuco e conquistou a vaga na Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Os outros dois clubes pernambucanos que irão participar das competições são os rivais Sport e Santa Cruz.

As participações do Leão e a Cobra Coral foram conquistadas pelo bom posicionamento no ranking da CBF. No caso, na frente do Náutico, que estava ficando fora dos torneios. O Tricolor do Arruda ainda teve que participar da fase preliminar do Nordestão e, nessa terça-feira, garantiu a vaga na fase de grupos após eliminar o Itabaiana.

PREFEITURA

A pandemia do novo coronavírus e a necessidade de melhorar a estrutura do sistema de saúde da cidade. Esses são os principais motivos que levaram a Prefeitura de Salgueiro a cancelar o patrocínio destino ao clube do município. É o que garantiu o vice-prefeito Edilton Carvalho (Podemos) em entrevista ao repórter Filipe Farias, da Rádio Jornal. Ele também fez questão de frisar que a atual gestão continua apoiando a equipe e atual campeã de Pernambuco, inclusive, pagando as contas de água e energia da agremiação. Outro detalhe revelado foi uma notificação da Promotoria que classificou como "ilegal" o investimento no time.

CONFIRA

Nenhuma descrição disponível.

Comentários

Últimas notícias