Regata

77 embarcações partem para Fernando de Noronha na 32ª Refeno

A expectativa é de que até a terça-feira (28) todos os veleiros já estejam na Ilha para dar continuidade à programação da Refeno

JC
JC
Publicado em 25/09/2021 às 17:43
Notícia
Fotos: AFTERCLICK MEDIA HUB
Largada da Refeno 2021 - FOTO: Fotos: AFTERCLICK MEDIA HUB
Leitura:

Chegou o grande dia e a aventura começou! 77 barcos com 700 tripulantes partiram do Marco Zero do Recife, no início da tarde deste sábado (25), para dar início à 32ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). A expectativa é de que o Fita Azul cruze a linha de chegada no Mirante do Boldró na tarde deste domingo (26) e que até a terça-feira (28) todos os veleiros já estejam na Ilha para dar continuidade à programação da Refeno.

A partida foi realizada com as embarcações divididas em quatro grupos e todas saíram sem problemas. A primeira partida foi do Grupo Verde com os barcos das classes Aço, Alumínio e Turismo, ao meio-dia. Na sequência, às 12h30, o Grupo Vermelho com embarcações de RGS e ORC iniciou a regata.

O terceiro grupo foi composto por veleiros das classes Aberta e Bico de Proa, que partiram pontualmente às 13h. Por fim, às 13h30, o Grupo Amarelo com os Multicascos deixou o Recife com destino à Fernando de Noronha. O Patoruzú, atual Fita Azul da Refeno, largou bem e logo no início da regata já estava na frente.

Todas as emoções da foram transmitidas através do Canal do YouTube da Refeno (https://bit.ly/3CKdl6j). Além disso, o público pôde acompanhar também do Marco Zero do Recife e do Cais do Sertão, onde estava montado o Camarote Oficial da 32ª Refeno.

“A 32ª Refeno iniciou em grande estilo com uma bela partida. O público, seguindo todos os protocolos, acompanhou a saída dos barcos com segurança. Desejo bons ventos a todos os velejadores e nos encontramos em Fernando de Noronha para dar continuidade a este grande evento”, afirmou o Comodoro do Cabanga Paulo Pérez.

Protocolo

Antes da largada, os competidores apresentaram uma das seguintes opções de exames: Sorológico quantitativo de IgG (reagente) com menos de 90 dias; Dosagem dos anticorpos neutralizantes (reagente) com menos 90 dias; RT-PCR por swab nasal (coletor usado no teste) positivo há mais de 20 dias e menos de 90 dias; RT-PCR por swab nasal negativo 48 horas antes do embarque no veleiro.

Nenhum inscrito embarcou sem apresentar um dos exames, exigindo o cumprimento do protocolo de segurança sanitária. Os mesmos protocolos são necessários para os acompanhantes que chegarão à ilha de avião e para o público em geral. O resultado precisa ser enviado pela internet.

Ação Social


Nesta 32ª edição, a Refeno promoverá mais uma vez ações sociais. Ao final da regata, os velejadores inscritos na Refeno realizarão atendimentos médicos e jurídicos de forma voluntária para a população de Noronha. O Cabanga Iate Clube ainda entregará doações para a Creche Bem-me-quer e a Escola Estadual Fernando de Noronha.

Comentários

Últimas notícias