SANTA CRUZ: Após um mês desde a eliminação da Série D, relembre tudo o que aconteceu no clube desde então
Na última quarta-feira (14), a eliminação do Santa Cruz para o Tocantinópolis, nas quartas de final da Série D, completou um mês
Na última quarta-feira (14), a eliminação do Santa Cruz para o Tocantinópolis, nas quartas de final da Série D, completou um mês. Sem atuar desde então, o clube vem passando por novidades nos bastidores e já pensa em 2023.
Abaixo, confira os principais acontecimentos dentro do Santa Cruz no último mês.
- Troca no comando técnico
- Barca de jogadores
- Renovações e empréstimos
- Ex-presidente inelegível
- Passo dado rumo à SAF
Troca no comando técnico
Três dias após a eliminação na Série D, o Santa Cruz acertou a saída do treinador Marcelo Martelotte. O profissional havia assumido o cargo no decorrer da competição, após a demissão de Leston Júnior.
Um mês depois, o comando técnico da equipe segue vago. A prioridade do Santa é que Zé Teodoro, que retornou ao clube em 2022 como coordenador técnico, assuma o posto de treinador.
A princípio, a intenção de troca de função não era recíproca. Após semanas desde o contato inicial, o ex-treinador coral passa a considerar assumir como técnico do Santa Cruz.
Santa Cruz busca reforços
Barca de jogadores
No dia seguinte à demissão de Martelotte, o Santa anunciou a saída de sete jogadores que compuseram o elenco tricolor na Série D. Foram eles:
- Klever (goleiro);
- Alex Alves (zagueiro);
- Dudu Mandai (lateral-esquerdo);
- Gilberto (volante);
- Tarcísio (meia);
- Matheuzinho (atacante);
- Raphael Macena (atacante).
Renovações e empréstimos
O Santa Cruz acertou a renovação de seis de seus jogadores após a eliminação para o Tocantinópolis. Como o time irá passar no mínimo cinco meses sem jogar, o clube acertou o empréstimo de alguns deles a fim de reduzir os custos mensais.
Ainda assim, quem permaneceu na Cobra Coral - seja por renovação ou cumprimento de contrato - passou por uma redução salarial até que a temporada em vigor se encerre.
"Os jogadores que estão ficando reduziram o salário neste primeiro momento até o início do ano que vem", disse Sandro Barbosa, colaborador da gestão, em entrevista ao repórter Antônio Gabriel, da Rádio Jornal.
Jogadores que renovaram com o Santa Cruz e seus repasses:
- Alemão (zagueiro) - Anapolina-GO;
- Ítalo Silva (lateral-esquerdo):
- Jefferson Feijão (lateral-direito);
- Arthur Santos (volante) - Anapolina-GO;
- Lucas Silva (atacante) - Anapolina-GO;
- Hugo Cabral (atacante) - Vila Nova-GO.
Santa Cruz busca recursos para cumprir compromissos até o fim do ano
Ex-presidente inelegível
O balanço financeiro do Santa Cruz em 2021 foi negado pelo Conselho Deliberativo do clube. A negativa resultou, seguindo o novo estatuto do clube, na inelegibilidade de Joaquim Bezerra, presidente no mandato das contas, por dez anos.
Dos 48 conselheiros presentes da votação, 97% reprovaram o balanço, entregue com quatro meses de atraso. Se o Conselho Deliberativo chegar à conclusão de um prejuízo financeiro ao Santa Cruz causado pelo mandatário e e tiver provas, pode solicitar um ressarcimento a Joaquim Bezerra.
Passo dado rumo à SAF
O presidente Antônio Luiz Neto confirmou a intenção do clube em aderir ao modelo de SAF (Sociedade Anônima de Futebol).
"O Santa Cruz pretende fazer uma SAF dentro das suas características. Só não pode entrar em aventura e sacrificar aquilo que construiu em cem anos. Porque nós sabemos que muitas SAFs foram feitas em Portugal, na Espanha, e os clubes faliram", disse em entrevista exclusiva para a repórter Lilian Fonseca, da Rádio Jornal.
Presidente do Santa Cruz diz que estuda a SAF, mas não pode fazer aventura
Na última terça-feira (13), o Santa definiu a composição da comissão que vai estudar os modelos de SAF adequados para o clube. Através de uma reunião do Conselho Deliberativo, os nomes elencados foram de Eduardo Cavalcanti, Fred Ribeiro, Lucas Valença, Anne Priscila Santos e Pedro Vilela.
Para a comissão, também foram definidos os suplentes. São eles: Lozymayer Neto, Kleverton Fortunato, Pedro Ramos, Jaime Fortunato e Geraldo Guerra.
A estimativa para que os estudos sejam apresentados aos conselheiros é de 90 dias, com o prazo podendo ser prorrogável por mais 30.
https://jc.ne10.uol.com.br/esportes/2022/09/15073582-santa-cruz-vai-virar-saf-presidente-encerra-questionamento-e-revela-se-clube-ira-ou-nao-adotar-novo-modelo-veja-fala-na-integra.html