O Náutico retorna do Rio de Janeiro com uma goleada na mala, após perder por 4x1 para o Vasco na 30ª rodada da Série B. Embora tenha sofrido um resultado negativo, o Timbu possui motivos para acreditar em sua saída da zona de rebaixamento.
Antes da derrota para o Vasco, o Náutico havia emplacado duas vitórias seguidas na Série B, ambas atuando em seu estádio. O Timbu venceu Ituano e Brusque, respectivamente, nos Aflitos.
Além do bom retrospecto recente atuando em casa, o Alvirrubro marcou o sexto maior número de gols como mandante nesta Série B, tendo balançado as redes 19 vezes.
Nas próximas duas rodadas da Série B, o Náutico possui dois jogos seguidos no Recife. Em um, joga como mandante nos Aflitos, enquanto no seguinte visita o rival Sport na Ilha do Retiro.
O Sampaio Corrêa, primeiro adversário do Náutico na sequência no Recife, é o pior visitante da Série B 2022. Sem nenhuma vitória fora de casa, os maranhenses empataram cinco vezes e perderam dez nas vezes em que entraram em campo longe do estádio Castelão, em São Luís.
Por outro lado, o Náutico vem de bons resultados atuando nos Aflitos. Nos últimos quatro jogos em seu estádio, venceu três e perdeu um.
O Sport é um dos melhores mandantes da Série B. Adversário em seguida, o Leão possui o sexto melhor aproveitamento atuando em seus domínios e só sofreu quatro gols em 15 jogos.
Mesmo com a luta do adversário pelo acesso à Primeira Divisão, o jogo contra o Sport ganha uma dose de equilíbrio por se tratar de um clássico. As duas equipes possuem uma rivalidade histórica no Clássico dos Clássicos.
Outro fator no confronto é o equilíbrio nas últimas vezes em que os times se enfrentaram. Considerando os últimos dez jogos, são quatro empates, quatro vitórias do Sport e duas do Náutico.
Mesmo emplacando duas vitórias seguidas, diante de Sampaio Corrêa e Sport, o Náutico precisa de uma combinação de resultados para deixar o Z4 ao fim das próximas rodadas. Nas duas, o Timbu torce por tropeços de Operário, Brusque, CSA e Guarani.