Demorou, mas chegou. Após 12 jogos sem vencer fora de casa, o Sport desencantou fora do Recife e venceu o Brusque, em Santa Catarina, nessa terça-feira (4), pelo placar de 1x0. Uma vitória que veio na hora certa e que foi fundamental para deixar o Leão bastante mais do que vivo na briga pelo tão sonhado acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.
É verdade que a vitória do Vasco no minutos finais contra o Operário frustrou um pouco o torcedor rubro-negro, mas os leoninos possuem mais motivos para sorrir do que para chorar, afinal poucos imaginavam que o Sport iria chegar à reta final da Série B com reais chances de acesso.
As chances são tão reais que até as estatísticas começam a favorecer o Leão. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os pernambucanos saltaram para uma chance de 20% de acesso. Lembrando que esse número já chegou a ser menor do que 10% há algumas rodadas.
De fato motivos não faltam para o Sport acreditar. O principal deles é a pontuação. Em sexto com 49, o time da Ilha do Retiro está a apenas três do quarto Vasco, que tem 52. Além disso, o Leão vê o terceiro colocado Bahia mais de perto também e pode sonhar. O Tricolor de Aço tem 53. Todos esses times já fizeram 33 jogos.
E o cenário para o Sport pode melhorar ainda mais Em caso de tropeço do Ituano, sétimo com 47, contra o líder Cruzeiro, fora de casa, o Leão assume o posto de primeira equipe fora do G4.
O clima pode ficar ainda favorável ao Leão porque daqui a duas rodadas Sport x Vasco será disputado na Ilha do Retiro, no dia 16 de outubro. O confronto direto colocará frente a frente dois dos principais postulantes ao acesso. Quase um legitimo mata-mata. Claro que para isso o Sport precisa antes vencer a Raposa na Ilha, neste domingo (9).
No entanto, cabe ressaltar que mesmo que o Leão vença partida contra o Vasco e o jogo que antecede, contra o Cruzeiro, sua entrada no G4 só ocorre em caso de outro tropeço do cruz-maltino. Ou de uma combinação de placares improvável.
Isso porque o Vasco leva a melhor nos critérios de desempate. Atualmente, os cariocas possuem 14 vitórias no campeonato, contra 13 do Sport. Esse critério pode ser igualado em caso de um triunfo Rubro-Negro aliado a um primeiro tropeço do Gigante da Colina.
Igualado o número de pontos e de vitórias entre dois times, o próximo critério para desempatar é o saldo de gols - a diferença entre gols marcados e gols sofridos. A diferença entre Sport e Vasco nesse quesito é maior, com +8 para o cruz-maltino e +1 para o Leão.
Ou seja, a não ser que o confronto direto entre as equipes termine em 4x0 para o Sport, o Leão não depende apenas dele e será necessário mais de um tropeço do Vasco até o fim da Série B.
A torcida do Sport ganhou mais uma razão para confiar no retorno à Primeira Divisão. Um dos grandes empecilhos para o Leão entrar no G4 vinha sendo os maus resultados do Leão como visitante.
Em mais de uma rodada, o Rubro-negro contou com uma combinação de resultados que lhe favoreceu, mas tropeçava fora de casa. Caso o time consiga reverter essa situação, e torne bons resultados como visitante em algo recorrente, fica mais próximo do acesso.
Se o Sport é o quarto melhor mandante da Série B, com 11 vitórias em 16 jogos e apenas uma derrota em casa, o rendimento fora do seu domínio minou a trajetória na competição. Como visitante, venceu apenas duas vezes, empatou seis e perdeu nove.
Dentre os times que ocupam estão envolvidos na briga pelo acesso à Série A, o Sport detém do pior aproveitamento fora de casa, o 13° de toda a Segundona.
MAIS UM MOTIVO PARA ACREDITAR NO ACESSO
Aproveitamento como visitante entre times que brigam pelo acesso: