Em reunião realizada na última segunda-feira (8), a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) propôs um novo formato para a disputa do Campeonato Pernambucano de 2023.
Inspirado no Campeonato Mineiro, o presidente Evandro Carvalho sugeriu que as 12 equipes fossem divididas em quatro grupos com três times.
- SPORT: Yuri Romão confirma candidatura à reeleição, promete reformulação e fala em mudança drástica: "O futebol será outro"; veja fala do presidente
- SPORT pode não ter jogos transmitidos na TV pela Série B 2023; entenda
- Presidente, treinador e elenco: SPORT deve passar por reformulação completa em 2023; confira
- SPORT: Conheça os times que jogarão a Série B em 2023 e quais os adversários diretos na luta pelo acesso no ano que vem
Sport, Náutico (atual bicampeão) e Santa Cruz seriam os cabeças de chave de cada uma. Os clubes fariam oito jogos na primeira fase, sempre enfrentando times dos outros grupos que não fossem o seu. Seriam quatro jogos em casa e quatro fora para cada equipe, em oito datas disponíveis.
Os líderes de cada bloco avançariam para as semifinais, assim como o melhor segundo colocado. Desta forma, todos os clássicos teriam a obrigatoriedade de acontecer na etapa classificatória, gerando mais atração.
Em relação ao mata-mata, a ideia é que as semifinais aconteçam em jogos únicos e a decisão no formato de ida e volta, como atualmente.
A principal justificativa alegada pela FPF seria evitar os choques de datas envolvendo o estadual e a Copa do Nordeste, como aconteceu nos anos anteriores.
De acordo com a apuração do repórter Igor Moura, da Rádio Jornal, no entanto, esta proposta não foi vista com bons olhos pelas equipes e não deverá ser aprovada.
COMO É O ATUAL FORMATO?
No atual formato do Campeonato Pernambucano, as dez equipes (agora são 12) se enfrentaram em turno único. Os dois mais bem classificados foram direto para a semifinal, enquanto os times do terceiro ao sexto colocado se enfrentaram em sistema de mata-mata, para decidir os demais semifinalistas.
As quartas de final e a semifinal acontecerão em jogo único, com o mando de campo privilegiando os melhores colocados na fase de classificação. E decisão em ida e volta. Com isso, a competição teve 13 datas para ser disputada.
Por outro lado, os quatro últimos colocados da primeira fase jogam quadrangular do rebaixamento. Os dois melhores escapam da queda.
TIMES QUE JOGARÃO O PERNAMBUCANO DE 2023:
- Sport
- Náutico
- Santa Cruz
- Retrô
- Salgueiro
- Caruaru City
- Afogados
- Íbis
- Duas vagas restantes para: Vera Cruz, Central, Ferroviário do Cabo, Maguary, Petrolina, Vitória, Porto ou Belo
Comentários