MERCADO DO SPORT

SPORT: Com quatro reforços oficializados, semana deve marcar ao menos mais quatro anúncios; veja quem chega ao Leão

O Sport manteve uma base dos jogadores que disputaram a Série B 2022 com a camisa rubro-negra

Gabriel Neukranz
Cadastrado por
Gabriel Neukranz
Publicado em 19/12/2022 às 13:57 | Atualizado em 20/12/2022 às 10:15
Rafael Bandeira / SCR.
Matheus Vargas é um dos reforços do Sport para 2023 - FOTO: Rafael Bandeira / SCR.

O Sport manteve uma base dos jogadores que disputaram a Série B 2022 com a camisa rubro-negra. Até o momento, o Leão renovou com o lateral-direito Eduardo, o volante Fabinho e o atacante Wanderson. Com o trio, são 13 remanescentes da Segundona.

A pré-temporada leonina foi iniciada com o goleiro Denis; os laterais Ewerthon Eduardo; os zagueiros Rafael Thyere, Sabino e Chico; os meio-campistas Ronaldo Henrique, Fabinho, João Igor e Thiago Lopes; e os atacantes Facundo Labandeira, Wanderson e Kayke, que se juntam a um grupo de jogadores promovidos da base, formado pelos goleiros Denival, Adriano, Felipe e Paulo Vitor; os laterais Deyvson e Victor Gabriel; os zagueiros Renzo e Ajul; os volantes Ítalo e Pedro Martins; os meias Lucas André e Juan Xavier; e os atacantes Paulinho e Riquelmy.

O grupo de 28 jogadores que iniciou os trabalhos com o técnico Enderson Moreira na preparação para 2023 foi ganhando reforços com o passar das semanas. São quatro contratações oficializadas e mais três encaminhadas, próximas de ser anunciadas, além de uma possível nova renovação.

CONTRATAÇÕES OFICIALIZADAS

Renan

Renan foi contratado pelo Sport em definitivo e com contrato até 31/12/2024. O goleiro de 33 anos disputou 24 jogos pelo Atlético-GO na temporada passada. Foram 16 partidas pelo Brasileirão Série A, quatro na Copa Sul-Americana, três no Campeonato Goiano e um pela Copa do Brasil. Antes de atuar pelo Dragão, vinha de cinco temporadas consecutivas pelo Ludogorets Razgrad, da Bulgária.

Matheus Vargas

Outro reforço que vem após disputar a Série A, o meio-campista Matheus Vargas chega ao Leão emprestado pelo Fortaleza até 31/12/2023. Foram três temporadas seguidas atuando na Primeira Divisão, duas pelo Leão do Pici e uma pelo Atlético-GO. Entre todas as competições, o jogador entrou em campo 129 vezes nesse recorte. Deu seis assistências e marcou cinco gols.

Jorginho

Principal nome entre as contratações do Sport até aqui, o meia Jorginho chega para uma posição que foi o calo da equipe na Série B 2022. Com 31 anos, assinou em definitivo e agora possui contrato até 30/11/2023. Sua última temporada foi pelo Atlético-GO, clube pelo qual atuou em 62 partidas em 2022. Foram nove gols e sete assistências entre Brasileirão, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Goiano.

Somando as quatro temporadas passadas, foram 175 jogos em campo, 27 gols marcados e 14 assistências por Atlético-GO, Ceará, Athletico-PRAl-Qadisiya-ARA.

Durante a temporada passada, o Leão sofreu para ter um "camisa 10". Na Segundona, muitos jogadores se revezaram na função, com nenhum se firmando como titular. Sob o comando do técnico Gilmar Dal Pozzo, Giovanni, Pedro Naressi e Everton Felipe foram testados. Nos quatro jogos de Lisca, Blas Cárceres foi titular em dois, enquanto Giovanni começou jogando nos outros. Já Claudinei Oliveira, iniciou sua passagem com Denner na função, até que optou por mudar o esquema e promover dois atacantes de referência e dois atacantes de lado abertos no setor ofensivo.

Gabriel Santos

Dentre os anunciados, Gabriel Santos é o que chega com status de 'aposta'. O atacante chega emprestado pelo São Bernardo-SP até 30/11/2023, após atuar por Ceará e Londrina em 2022. Na Série B, marcou quatro gols e cedeu uma assistência em 28 jogos pelo clube paranaense. Polivalente, o jogador de 23 anos pode atuar como referência do ataque ou pelos lados. 

Na véspera de eleição, brigas são registradas em frente à sede do SPORT

REFORÇOS ACERTADOS

Felipinho

Lateral-esquerdo de 25 anos, Felipinho chega no Leão por empréstimo como uma aposta para 2023. O repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal, revelou o acerto do clube com o jogador ainda no fim de novembro, mas o defensor não foi anunciado de forma oficial pelo Sport.

Felipinho, inclusive, já apareceu em uma foto onde corta seu cabelo no CT rubro-negro. Ele chega à Ilha do Retiro após uma temporada de destaque no ABC, que garantiu o acesso na Série C do Brasileirão. Pelo clube potiguar, fez 40 jogos e marcou três gols em 2022. 

Igor Cariús

Igor Cariús cedeu entrevista ao Canal "TV MAIS", no YouTube, e confirmou o acerto com o Sport para a próxima temporada. De acordo com João Victor Amorim, repórter da Rádio Jornal, o lateral-esquerdo compareceu ao CT do Rubro-Negro na manhã desta segunda-feira (19). 

Aos 29 anos, o defensor chega ao Leão após duas temporadas disputando a Série A e a Copa Sul-Americana. Em 2022, entrou em campo 32 vezes e deu uma assistência. Cariús disputa a titularidade com Felipinho e o prata da casa Victor Gabriel, após a saída de Sander.

Edinho

Segundo o repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal, o meia-atacante Edinho está presente no CT do clube nesta segunda-feira (19), quando deve realizar exames médicos para assinar seu contrato de empréstimo ao Leão. O jogador pertence ao Fortaleza e deve permanecer na Ilha do Retiro até o fim da Série B 2023. Aos 28 anos, chega ao Sport para disputar o lado direito do ataque rubro-negro.

Edinho se destacou pelo Fortaleza em 2019, marcando  quando estava emprestado pelo Atlético-MG. Foi ao Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul, no ano seguinte, quando marcou sete gols e deu uma assistência em 25 jogos. Retornou ao Tricolor em 2021 e atuou em 17 partidas, passando em branco em todos. Na última temporada, fez 10 jogos na Série A pelo Juventude e cedeu uma assistência.

YURI ROMÃO fala sobre SAF no SPORT

MAIS RENOVAÇÕES 

Vagner Love

Vagner Love foi o artilheiro e um dos grandes nomes do Sport na Série B 2022. O atacante de 38 anos marcou sete gols em 17 jogos, além de uma assistência. Marcou um gol decisivo em sua estreia, quando o time perdia em plena Ilha do Retiro, e virou titular absoluto desde então. 

Em meio à indefinição de quem seria o próximo presidente do Leão no biênio 2023/2024, Love não assegurou sua permanência no clube. O jogador assinou um pré-contrato pela renovação, que só seria concretizada em caso de vitória da situação na eleição. Após a vitória de Yuri Romão ser decretada nas urnas, o mandatário confirmou que o camisa 99 segue no Sport.

“Vagner Love tem um pré-contrato conosco, em que ele manifestava que só ficaria no clube se a nossa chapa fosse eleita. Como a chapa foi eleita, eu subentendo que a contratação está concretizada”, disse após o resultado do pleito.

Ronaldo Henrique

Revelado no Leão, o volante Ronaldo Henrique está próximo de disputar sua 9ª temporada pelo time principal rubro-negro. Com exceção de 2018, quando foi emprestado para o Criciúma, Ponte Preta e Ohod Club, o camisa 5 joga pelo profissional rubro-negro desde 2014.

Seu contrato se encerra em 31/12/2022, mas a tendência é que haja um acordo pela renovação. Participando da pré-temporada com o Enderson Moreira, o meio-campista foi alvo de elogios do treinador em participação no Fórum Esportivo da Rádio Jornal, apresentado por João Victor Amorim e com participação do repórter Haim Ferreira, do Jornal do Commercio.

Chico

Outro que surgiu das categorias de base do Sport, o zagueiro Chico possui situação semelhante a Ronaldo, uma vez que se reapresentou e tem treinado com o elenco leonino na pré-temporada e possui vínculo até 31/12/2022. Com 72 jogos pelo Leão, o defensor se consolidou nas últimas temporadas como um dos substitutos imediatos na zaga rubro-negra. 

A principal indefinição quanto ao futuro de Chico é a respeito do seu novo salário. O zagueiro entende que precisa de uma valorização e ainda não se chegou a um acordo com a diretoria do clube, que demonstrou interesse em ampliar o contrato.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias