O mata-mata da Copa do Mundo 2022 começou para o Brasil. Nesta segunda-feira (5), a Canarinho enfrentou a Coreia do Sul pelas oitavas de final do Mundial. Com vantagem construída no primeiro tempo da partida, a equipe comandada por Tite venceu por 4x1 e se classificou para as quartas no Catar.
A Seleção abriu o placar aos sete minutos, após bela jogada de Raphinha, que arrancou pelo lado direito do ataque brasileiro e cruzou da linha de fundo, encontrando Vinícius Júnior livre na ponta esquerda. O camisa 20 recebeu e bateu chapado no ângulo da Coreia do Sul, sem chances para o goleiro ou para os três defensores que chegaram para marcar.
Apenas três minutos depois, mais uma comemoração. Pênalti para o Brasil! Em disputa dentro da área, Richarlison sofreu falta e o árbitro assinalou penalidade máxima. Na cobrança, Neymar assumiu a responsabilidade e ampliou o marcador, anotando seu primeiro gol nesta Copa do Mundo, seu sétimo em mundiais e 76° com a Amarelinha.
O domínio da partida era evidente por parte da Seleção. Além dos gols que mantinham a equipe em vantagem, o bom desempenho do time de Tite encantavam o público presente no 974 Stadium. Foi quando brilhou o talento brasileiro.
Aos 29, Richarlison fez um jogada de efeito na intermediária de ataque. Foram três embaixadinhas com a cabeça e duas com o pé até 'o Pombo' passar para Marquinhos, que encontrou Thiago Silva livre na meia lua. O capitão serviu Richarlison, que infiltrou a grande área e bateu de esquerda para fazer 3x0 para o Brasil contra a Coreia do Sul.
Sete minutos depois, a Canarinho saiu em contra-ataque com Richarlison. O camisa 9 passou para Neymar, que encontrou Vinícius Júnior na esquerda. O jovem do Real Madrid avançou à linha de fundo adversária e cruzou alto para trás. Lucas Paquetá infiltrou a grande área como elemento surpresa, pegando a defesa sul-coreana, focada em Neymar, desprevenida. O meio-campista bateu de direita no contra pé do goleiro e marcou o último gol brasileiro na partida, ainda antes do intervalo.
A volta para o segundo tempo foi de controle da Seleção durante os primeiros minutos. Com o tempo, a Coreia do Sul começou a tomar mais as ações da partida. O jogo perdeu a intensidade da etapa inicial e ganhou uma temperatura morna.
Para esfriar de vez a atuação do Brasil, a seleção sul-coreana diminuiu a diferença no placar. Em cobrança de falta, a bola foi alçada na área do goleiro Alisson e afastada. No rebote, Paik Seung-ho acertou um belo chute de canhota e marcou o gol solitário dos leões asiáticos, dando números finais ao confronto: Brasil 4x1 Coreia do Sul.
Ao fim da partida, os jogadores da Seleção Brasileira prestaram homenagem a Pelé, internado desde a última terça-feira (29/11) no Albert Einstein, em São Paulo. Tratando de um câncer no cólon desde setembro de 2021, o Rei do Futebol foi levado às pressas em um Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
O próximo compromisso do Brasil na Copa do Mundo passa a ser contra a seleção da Croácia, na próxima sexta-feira (9), às 12h, pelo horário de Brasília. Quem avançar desse confronto avanças para a semifinal e encara o vencedor de Holanda x Argentina, que se enfrentam pela outro jogo das quartas de final da chave brasileira.
Os gols de Brasil x Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022, podem ser conferidos de forma gratuita no Canal do Casimiro. Para ver, clique aqui.