Após ser destaque na Copinha 2023, Copa São Paulo, o Sport mira novos desafios com os garotos da base. O clube acertou um calendário de disputas de competições internacionais ainda neste ano com o objetivo de internacionalizar a marca do Leão perante clubes como PSG e Manchester United.
A ação visa também intensificar o desenvolvimento dos atletas da base do Sport e acelerar o amadurecimento dos jogadores, que podem ser utilizados no profissional do Leão.
As novas competições no cronograma rubro-negro para a temporada serão na Europa. Tratam-se da tradicional Algarve Cup, em Portugal, que costuma reunir equipes como Manchester United, PSG e Porto; e do renomado Torneo di Viareggio, na Itália, que conta com Juventus e Inter de Milão, dentre outros. Ambos os torneios são Sub-20.
“Ter uma agenda internacional será um marco para o Sport, indiscutivelmente. Além de vivências inéditas para os jogadores, que é algo que agrega no processo de formação deles e rende frutos ao Clube, também estaremos divulgando a marca do Sport, expandindo-a, e fomentando networking com algumas das principais equipes do planeta”, disse João Marcelo Barros, coordenador geral da base ao site do Sport.
“Isso tudo só reforça o compromisso da Gestão com as categorias de base do Clube e reitera, ainda mais, o processo de modernização que temos implementado para o departamento”, acrescentou.
Neste ano, o Sport foi longe na Copinha, chegando até as quartas de final. No caminho, os rubro-negros bateram gigantes com Corinthians e Cruzeiro. Nas quartas de final, o Leão perdeu para o Goiás por 1x0, mas demonstrando muito futebol. Entre os destaques do Sport na Copinha, está o zagueiro Marcelo Ajul.
No cenário nacional, o Sport será representado em novas competições em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. A expectativa do departamento de futebol de base é que o Sport possa disputar até 19 competições, o que pode totalizar 144 datas oficiais.
Lembrando que muitos dos jogadores que foram bem na Copinha com o Sport possuem contratos longos. O lateral-direito Deyvson, o zagueiro Marcelo Ajul, o volante Lucas André e o atacante Riquelmy, por exemplo, possuem vínculos até 2025.