A partida entre Sport e ABC, válida pelas semifinais da Copa do Nordeste, foi interrompida na noite desta quarta-feira (29). O jogo foi interrompido e não voltou mais por conta do estado do gramado da Ilha do Retiro, que passou a não ter condições de jogo no segundo tempo. O campo ficou completamente alagado com as fortes chuvas que caíram no Recife durante toda a quarta-feira. O detalhe é que o primeiro tempo ocorreu de forma normal, com a bola rolando normalmente.
No intervalo, contudo, a chuva apertou e o campo ficou impraticável. O segundo tempo chegou a começar, mas as poças impediram completamente a prática do futebol. Assim, o árbitro Denis da Silva Ribeiro Serafim paralisou o duelo aos 18 minutos do segundo tempo, quando o placar estava marcando 1x0 para os rubro-negros. Vagner Love marcou para o Sport ainda no primeiro minuto de jogo. O resultado vai levando os pernambucanos para a grande decisão, que já tem o Ceará classificado. O Vozão venceu o Fortaleza por 3x2 no Castelão.
Seguindo o protocolo da CBF, o árbitro aguardou 30 minutos para saber se o gramado poderia ter como receber a partida novamente. Ele fez a primeira vistoria e deu mais 30 minutos. Na segunda vistoria do campo, deu a partida por suspensa. Dessa forma, o duelo deve ser marcado data seguinte, no mesmo local, às 15h. É isso o que diz o Regulamento Geral de Competições da CBF. Tudo vai depender das condições do campo nesta quinta-feira (30).
Em entrevista à TV Jornal, jogadores de ambos os times confessaram aos repórteres João Victor Amorim e Leonardo Vasconcelos que não retornariam para o campo, o que de fato ocorreu. Os jogadores não voltaram ao gramado.
Se a partida entre Sport e ABC não chegou ao fim, o mesmo não pode se dizer da outra semifinal. No Clássico-Rei no Castelão, o Ceará venceu o Fortaleza por 3x2 e está na grande decisão da Copa do Nordeste.
Os gols do Vozão foram marcados por Erick, Caique e Cristian. O Leão descontou com Calebe e Lúcero.
Caso o Sport consiga manter a vantagem contra o ABC e consiga ir para a final, uma reedição de 2014 será feita, quando os rubro-negros venceram os cearenses e ficaram com o título.
Art. 21 – As partidas adiadas serão disputadas, ou as partidas suspensas serão complementadas, no dia seguinte, às 15h, no mesmo local, salvo determinação diversa da DCO, caso cessados os motivos
impeditivos.
Nas hipóteses previstas neste artigo, o árbitro aguardará o prazo de até trinta (30) minutos, prorrogáveis, se necessário, por até mais 30 (trinta) minutos, para dar início ou prosseguimento à partida, se cessado o motivo impeditivo. Caso contrário, o árbitro poderá adiar, suspender ou encerrar antecipadamente a partida, caso entenda que o motivo impeditivo não poderá ser sanado.
Visando a melhoria na questão do gramado da Ilha do Retiro, a diretoria do Sport pretendia realizar a troca completa no fim de 2022. O prazo para conclusão dessa obra era de cerca de 90 dias. A intervenção deveria ser feita após o fim da temporada de 2022, o que não ocorreu.
A avaliação da diretoria do Sport é que a obra deveria custar algo em torno de 1,2 milhão de reais aos cofres do clube. Devido ao alto valor, ela não foi feita.