A eliminação do Náutico nessa quarta (5), nas quartas de final do Campeonato Pernambucano, contra o Salgueiro, acabou com as chances de um clássico entre times do Trio de Ferro decidir o título estadual. O Santa Cruz também caiu nas quartas, enquanto o Sport disputa a semifinal.
Por mais que o Trio de Ferro domine o número de títulos do Campeonato Pernambucano, uma final entre Náutico, Santa ou Sport tem sido cada vez mais incomum. Incluindo a atual edição, apenas quatro das últimas dez finais foram decididas por clássicos.
Em 2014, o Sport se sagrou campeão diante do Náutico. Dois anos depois, em 2016, o Santa bateu o Leão na final e ergueu o troféu. Após três anos, mais um Clássico dos Clássicos, novamente com título rubro-negro. Por fim, em 2021, o Timbu conseguiu uma revanche e quebrou o estigma e foi campeão diante do seu rival.
No recorte, Sport e Náutico são os dois times com mais participações em finais: cinco decisões para cada - três entre si. Em 2023, o Leão pode ultrapassar o Timbu no recorte. Para isso, basta vencer o Petrolina nesta sexta (7), na Ilha do Retiro.
Antes das dez edições, o Pernambucano vinha de seis anos seguidos decididos entre equipes do Trio de Ferro. Enquanto o Clássico dos Clássicos tem definido mais campeões que o Clássico das Multidões, o Clássico das Emoções não é disputado em alguma final desde 2005, quando o Santa Cruz bateu o Náutico.