Em vantagem. O Náutico largou na frente na disputa por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil 2023. A equipe enfrentou o Cruzeiro nesta quinta-feira (13), no estádio dos Aflitos, no Recife, e venceu por 1x0 pelo jogo de ida da terceira fase.
Em um jogo muito disputado e com tempos distintos, o Timbu marcou o gol da vitória na reta final da segunda etapa, com o meia Gabriel Santiago. O meia saiu do banco de reservas e deu a vitória para o Gigante da Rosa e Silva.
Logo com 3 minutos, Bruno Rodrigues avançou nas costas da dupla de zagueiros, tirou o goleiro Vagner da jogada, mas chutou para fora, já sem goleiro. Aos 12, Mateus Vital aproveitou liberdade no meio-campo e arriscou de longe, levando perigo ao gol alvirrubro.
O Náutico só conseguiu chegar próxima de metade do primeiro tempo, aos 21, em cabeçada de Jean Mangabeira para fora em cobrança de escanteio, sem sustos para o arqueiro adversário. Mas essa foi a única chance de gol que o time criou antes do intervalo.
Ainda antes que as equipes fossem para os vestiários, Wesley recebeu cruzamento açucarado dentro da pequena área e chutou em cima de Vagner, que mandou a bola pela linha de fundo.
Para o segundo tempo, a conversa do técnico Dado Cavalcanti teve efeito e a equipe voltou melhor do intervalo. Aos 32 minutos , Rafael Cabral fez uma defesa providencial, em chute queima-roupa de Gabriel Santiago, que recebeu passe na medida de Júlio.
Essa foi a primeira as chegadas de maior perigo do Náutico na etapa final. Logo em seguida, com 38, Júlio fez mais uma bonita jogada: deixou o marcador no chão e mandou uma bomba para a defesa do goleiro cruzeirense. No rebote, Gabriel Santiago, que substituiu Matheus Carvalho, quase abriu o placar com uma linda bicicleta, que foi para fora.
Mas foi dele o gol que deu a vantagem mínima para o Timbu no confronto contra o Cruzeiro. Aos 42 minutos, o meia se enfiou entre os defensores da Raposa e aproveitou um cruzamento na medida para cabecear e inaugurar o placar.
Os visitantes ainda tiveram uma falta perigosa aos 50 e que levou perigo, balançando a rede pelo lado de fora, garantindo o triunfo alvirrubro no jogo de ida pela terceira fase.
Náutico e Cruzeiro voltam a campo para definir a vaga nas oitavas no dia 25 de abril, terça-feira, no estádio Independência, em Belo Horizonte.
NÁUTICO: Vagner; Victor Ferraz (Diego Ferreira), Paulo Miranda, Denílson e Diego Matos; Mangabeira (Gauto), Souza, Matheus Carvalho (Gabriel Santiago); Kayon (Alisson Santos), Paul Villero e Jael (Júlio). Técnico: Dado Cavalcanti.
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Willian (Igor Formiga), Luciano Castán, Lucas Oliveira, Marlon; Ramiro, Richard Coelho (Felipe Machado), Mateus Vital; Bruno Rodrigues (Stênio), Wesley e Gilberto. Técnico: Pepa.
TORNEIO: Copa do Brasil 2023 (3ª fase - Jogo de Ida)
LOCAL: Estádio dos Aflitos, em Recife-PE
GOL: Gabriel Santiago (NAU) aos 42 min do 2°T;
CARTÕES AMARELOS: Denílson, Jean Mangabeira e Souza (Náutico); Luciano Castán, Mateus Vital, Bruno Rodrigues e Gilberto (Cruzeiro)