Nessa quarta (19), o Sport perdeu o jogo de ida da final da Copa do Nordeste, para o Ceará, por 2x1. Os gols foram marcados por Guilherme Castillo, Vitor Gabriel para o Vozão, e David Ricardo, contra, para o Leão.
Mesmo com o resultado adverso, os rubro-negros ainda têm o jogo da volta, na Ilha do Retiro, diante do seu torcedor, para reverter o placar. E há motivos para acreditar na virada.
A Copa do Nordeste está em sua 20ª disputa em 2023. Sua primeira edição foi em 1994 e o torneio contou com um hiato. Após o Nordestão 2003, a competição só voltou a ser disputada em 2010, de forma isolada.
O ano de 2013 marcou o retorno da disputa contínua da Copa do Clássicos, que segue até os dias de hoje. Desde que a 'nova era' teve início, em apenas uma oportunidade a equipe que venceu o jogo de ida da final não se sagrou campeão.
Em levantamento apontado inicialmente pelo portal Diário do Nordeste, foi detectado que a única equipe a vencer o primeiro jogo da decisão e não erguer o troféu mais cobiçado do futebol brasileiro no primeiro semestre foi justamente o Ceará.
Na edição de 2021, o Vozão venceu o Bahia por 1x0, em Salvador, pela ida, e perdeu para o Tricolor na volta, no Castelão, por 2x1. Nos pênaltis, o alvinegro perdeu por 4x2 e ficou com a medalha de prata da Copa do Nordeste.
Ao todo, desde que a disputa foi retoma de forma contínua, o jogo de ida teve um vencedor em oito edições.