Jorginho foi o grande destaque do Sport na vitória contra o Tombense, pela 4ª rodada da Série B, nessa quarta-feira (10). O meia marcou dois gols e deu um passe para Juba balançar as redes no triunfo por 3x2 e atingiu uma marca importante pelo Leão.
Ele igualou Régis, que possui passagem pela Ilha do Retiro, em maior número de gols de um jogador vestindo a camisa 10 rubro-negra em uma única temporada. O ex-jogador leonino, que hoje defende o Guarani, marcou oito vezes em 2015.
Os dois gols de Jorginho o fizeram igualar a marca, mas com uma grande diferença. Se Régis levou 57 jogos para consolidar o número, o atual 10 do Sport o alcançou com apenas 26 partidas, menos da metade.
O perfil Central da Ilha, do Twitter, levantou a artilharia dos principais jogadores que vestiram a camisa 10 do Sport nas últimas dez temporadas. Confira abaixo:
Nas últimas dez temporadas, foram 12 jogadores vestindo a camisa 10 rubro-negra. Em 2019, Sammir era o dono do número até deixar o clube, e posteriormente Léo Artur assumiu.
O ano de maior rotatividade foi 2021. A camisa começou com Jonas Toró, que fez 13 jogos. Em seguida, Júnior Tavares herdou o número, mas quem encerrou a temporada vestindo a camisa histórica foi Gustavo, cria da base. O garoto iniciou o ano seguinte com ela, mas quando foi vendido, Everton Felipe a assumiu.
Apenas dois jogadores vestiram a 10 por duas temporadas seguidas: Régis, em 2014 e 2015, somando 63 jogos (seis na primeira e 57 na seguinte), e Gustavo, em 2021 e 2022, que usou o número 17 vezes (16 em um ano e apenas uma no outro).
Vale destacar que o cria da Ilha iniciou sua jornada no time principal usando a camisa 39 e mudou para a 10 no fim de agosto de 2021.