Sport vence o Novorizontino e é o novo líder da Série B; veja como foi o jogo

Duelo entre Sport e Novorizontino vale a liderança da Série B
Victor Peixoto
Publicado em 05/08/2023 às 20:06
Sport venceu o Novorizontino e dorme na liderança da Série B Foto: JAILTON JR / JC IMAGEM


Valendo a liderança da Série B 2023, o Sport recebeu o Novorizontino, na Ilha do Retiro, no Recife, pela 22ª rodada nesta quinta-feira (5) e conquistou uma vitória importantíssima na campanha rumo ao acesso, a terceira consecutiva.

Com gol de Felipinho, o Leão bateu o time paulista por 1 x 0 e saltou para a liderança da segundona com 44 pontos, ultrapassando o Vitória, que ainda joga na rodada e agora é o 2° com 41 pontos. 

Novorizontino, por sua vez, para na 3ª colocação com 39 pontos.

VEJA COMO FOI O JOGO

PRIMEIRO TEMPO INTENSO NA ILHA DO RETIRO

O jogo começou quente e, como dito por Eduardo Baptista, o Novorizontino começou marcando alto e procurando não deixar o Sport confortável nos primeiros minutos.

O problema é que uma vez que se consiga sair desse tipo de marcação, os espaços costumam aparecer...

E foi assim que o garoto Fábio Matheus quase abriu o placar para o Leão com um belo chute de esquerda, que passou rente à trave.

Aparentemente entendendo que aquele seria o "caminho das pedras" o Leão chegou em um lance parecido aos 5 minutos.

Desta vez, foi Alan Ruiz arriscar de longe com a perna esquerda. O camisa 8 rubro-negro mandou uma bomba e dessa vez a bola explodiu na trave, tirando o "uuuh" da torcida nas arquibancadas.

O jogo seguiu equilibrado, apesar das melhores chances do Sport. Como resposta, o Novorizontino aproveitava a bola aérea pra tentar assustar os donos da casa.

Aos 15, após dividida no alto, a bola pingou na frente da pequena área, mas Sabino chegou antes e afastou pra longe, lance que voltou a acontecer aos 19.

Aos 23, Alan Ruiz achou Vagner Love livre dentro da área, o atacante sairia na cara do gol defendido por Jordi, mas dominou errado e acabou se embanando com a bola, que parou nas mãos do goleiro do time paulista.

Com o passar do tempo, o jogo foi passando a ficar mais truncado no meio-campo e o que de mais "interessante" aconteceu em campo foi a saída do lateral-direito Eduardo, que sentiu a coxa e teve que sair para dar lugar a Ewerthon.

O Sport só voltaria a assustar aos 42, quando Vagner Love arrancou da intermediária e ia levando três marcadores antes de perder no corpo para o zagueiro Adriano Martins.

Seria um golaço do camisa 9 rubro-negro, que voltou a arriscar novamente da entrada da área aos 46. A bola veio queimando, mas Jordi encaixou bem naquela que seria a última finalização em gol do primeiro tempo, numa prévia do que seria um duelo interessante entre goleiro e atacante na etapa final.

VÁGNER LOVE PARA NO GOLEIRO, MAS FELIPINHO DECIDE PRO SPORT NO SEGUNDO TEMPO

Apesar de nenhuma mudança, o Sport voltou mais aceso no segundo tempo e o Novorizontino abaixou um pouco as suas linhas, além de morder um pouco menos do que havia feito no começo da primeira etapa.

Com isso, o Sport não só continuou a ter a posse de bola, como se viu obrigado a circular mais o jogo, sendo menos vertical.

Numa das raras esticadas do Sport nos primeiros 10 minutos, Rafael Thyere lançou Edinho, que sairia de cara pro gol, mas acabou errando o domínio e deixou a bola escapar pela linha de fundo.

Aos 14, o Sport finalmente fez sua circulação se transformar em uma chance clara.

Na entrada da área, Alan Ruiz achou passe por cima da defesa do Novorizontino e deixou Vágner Love na cara do gol. O camisa 9 dominou e esperou a saída de Jordi, tocando de esquerda, mas com a pontas dos dedos, o goleiro do Novorizontino salvou.

E salvaria novamente na sequência, aos 17. Luciano Juba ganhou dividida na saída de bola do time paulista e a bola se apresentou limpa para Vágner Love na cara do gol.

O atacante carregou, avançou e tinha "todas" as opções do mundo para finalizar, mas escolheu uma cavadinha, que não ganhou altura o suficiente para superar Jordi, que espalmou e salvou, de novo, aquele que seria o primeiro gol do Sport.

No meio tempo entre as mudanças, Enderson Moreira promoveu duas mudanças e tirou Edinho e Fábio Matheus para as entradas de Labandeira e Fabinho.

E elas surtiram efeito! Labandeira arrancou pela direita e achou cruzamento cortando toda a área do Novorizontino e achando o pé de Felipinho, que como um ponta, dominou e fuzilou rasteirinho, sem chance para defesas de Jordi.

Mas, a festa rubro-negra se tornou apreensão. Em quase cinco minutos de checagem, o VAR checou a posição de Labandeira na origem da jogada, mas o ombro do jogador estava atrás do joelho do penúltimo defensor do Novorizontino e o gol foi validado.

Leão na frente e na liderança da Série B.

Com o gol, o Sport se retraiu no campo de defesa e inverteu a dinâmica da partida, com o time paulista passando a tomar as iniciativas e os pernambucanos esperando uma chance no contra-ataque.

Aos 35, um problema e tanto para Enderson Moreira, já sem Igor Caríus, suspenso preventivamente pelo STJD enquanto aguarda julgamento por envolvimento em manipulação de apostas.

Felipinho sentiu a coxa e teve que deixar o campo para o lugar do garoto Victor Gabriel, da base.

Do outro lado, Eduardo Baptista também promoveu várias mudanças, desfez o esquema com três zagueiros e apostou naquilo que tinha lhe concedido as melhores chances no primeiro tempo: a bola aérea.

E foi assim que, aos 37, Jenison subiu sozinho na área e testou buscando o canto oposto. O camisa 20 mandou pra fora, mas com perigo suficiente para prender a respiração do torcedor do Sport.

O Novorizontino seguiu em cima, buscando o gol de empate e preocupando o torcedor do Sport.

Preocupação que só aumentou quando o quarto árbitro subiu a plaquinha apontando para 9 minutos de acréscimo, o que se justificou pela demora na revisão do gol rubro-negro e pelas 10 substituições da partida.

O Sport resistia bem e a maioria das investidas do adversário eram interceptadas por Sabino e Thyere. O maior susto foi aos 51, quando em mais uma cabeçada, Rodolfo desviou e exigiu boa defesa de Renan.

O lance no entanto, não valeria se a bola entrasse, pois, na sequência, o bandeira marcou impedimento.

A última chance do jogo, aos 53, quase 54, seria do Sport.

Pela terceira vez, Vágner Love saiu na cara de Jordi, mas parou em mais uma boa defesa do goleiro do Novorizontino que, mesmo com a derrota, poderia ser eleito o melhor jogador em campo.

FICHA DO JOGO - SPORT X NOVORIZONTINO - 22ª RODADA DO BRASILEIRÃO SÉRIE B 2023

PÚBLICO E RENDA:

  • LOCAL: Ilha do Retiro, Recife-PE
  • PÚBLICO: 23.173
  • RENDA: R$ 484.940,00

ESCALAÇÕES:

  • SPORT: Renan; Eduardo (Ewerthon), Rafael Thyere, Sabino e Felipinho (Victor Gabriel) ; Ronaldo, Fábio Matheus (Fabinho) e Alan Ruiz (Felipe); Edinho (Labandeira); Luciano Juba e Vágner Love - Enderson Moreira
  • NOVORIZONTINO: Jordi, Adriano Martins, Guilherme Matos (Zé Mateus) e Reverson; Willean Lepo, Geovane, Marlon (Rômulo), Léo Tocantins; Douglas Baggio (Rodolfo), Ronaldo (Jenison) e Aylon (Felipe Marques) - Eduardo Baptista

CARTÕES: 

  • Amarelo: Fábio Matheus para o Sport; Jordi e Ronaldo para o Novorizontino

ARBITRAGEM:

  • Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA)
  • Assistente 1: Lucas Costa Modesto
  • Assistente 2: Lehi Sousa Silva
  • Quarto árbitro: Tiago Nascimento dos Santos

PRÓXIMOS JOGOS DE SPORT E NOVORIZONTINO

Sport volta a campo na próxima sexta-feira (11), às 21h30, fora de casa, contra o Tombense, no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, no interior de Minas Gerais.

Já o Novorizontino fará o clássico contra o Mirassol, em casa, no Ismael de Biasi, em Novo Horizonte-SP.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
sport novorizontino Série B
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory