pensando no futuro

Da base à filosofia de jogo: Entenda a função que THIAGO LARGHI exercerá no planejamento ambicioso do SPORT

Treinador terá missão de implementar filosofia de jogo do Sport do Sub-13 até o futebol profissional

Cadastrado por

Haim Ferreira

Publicado em 19/09/2023 às 22:16 | Atualizado em 20/09/2023 às 1:29
Thiago Larghi comandou o time principal do Atlético-MG em 2018
Thiago Larghi comandou o time principal do Atlético-MG em 2018 - DIVULGAÇÃO/CAM

Com informações do repórter Antônio Gabriel, da Rádio Jornal



Na última segunda-feira (18), o Sport anunciou a contratação de Thiago Larghi como novo técnico do Sub-20 e coordenador metodológico da base rubro-negra.

Aos 42 anos, o carioca é visto como um dos mais promissores e visionários da nova safra de treinadores brasileiros. Com passagens pelo Corinthians, Goiás Atlético-MG - onde chegou a comandar o profissional -, a sua missão agora se estenderá a setores mais profundos e até culturais do clube, como explica o coordenador da base do Leão, João Marcelo Barro.

"Ele vai ser responsável por desenvolver a estratégia metodológica e técnica pra ser aplicada desde a transição de futsal pro sub-13, 15, 17 e 20. Criando assim um padrão em todas as categorias do clube, desenhando o perfil de atletas que a gente visa no futuro subir para o futebol profissional", explicou.

Segundo o dirigente, a chegada de Thiago Larghi faz parte de um projeto ambicioso do Sport, que recentemente conseguiu o Certificado de Clube Formador, junto à CBF, além de ter aumentado o orçamento para R$ 4 milhões apenas para desenvolver as categorias de base.

"A gente está trabalhando pra essa profissionalização e pra mudar o clube de prateleira nessa questão de futebol de base. Foram feitos inúmeros avanços ao longo deste ano em departamentos diversos: captação, infraestrutura, campo, material de treino, staff. Temos um núcleo de saúde e performance, que não é um departamento médico reativo, mas proativo, que usa dados", disse João Marcelo Barro.

Thiago Larghi realizou cursos na CBF e UEFA, além de ter realizado estágio com o renomado técnico espanhol, Pep Guardiola, do Manchester City - DIVULGAÇÃO/CAM

Questionado sobre o peso do nome de Thiago Larghi ter levantado uma narrativa que ele poderia assumir o profissional no futuro, ele explicou que o foco é na base.

"Quando o nome dele me foi trazido por Rafael Fernandes, nosso executivo de futebol de base, pra ser sincero, eu achei ousadia demais. Thiago tem um retrospecto no futebol brasileiro que se destaca. Apesar de jovem, é um dos nomes em ascendência, mas que tem total alinhamento com o que a gente quer pra base do Sport", comentou.

"Thiago vem pra compor esse time. É um nome que por si só traduz a grandeza que o clube tem dado ao futebol de base e a gente fica muito feliz dele ter topado. Foi um processo que não foi simples. Precisamos explicar tudo isso pra ele, mostrar o que estava sendo feito aqui", finalizou.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Show Player

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS