Santa Cruz e Sport empatam no Arruda e ninguém tem vantagem na semifinal do Campeonato Pernambucano
Clássico das Multidões teve apagão no estádio e recorde de público
Tudo igual! Santa Cruz e Sport empataram em 1 a 1 na ida da semifinal do Campeonato Pernambucano 2024, neste sábado (09), no estádio do Arruda. Com o resultado, quem vencer o segundo duelo, estará na final. Um novo empate, decisão para os pênaltis.
O público de 35.601 torcedores se tornou o maior, até o momento, do Estadual, e superou os 35.023 torcedores presentes em Santa Cruz x Central. A renda foi R$ 862.675,00.
Tabu! O Sport não perde para o Santa Cruz desde 19 de julho de 2020. Desde então, foram seis Clássicos das Multidões, com três vitórias rubro-negras e três empates.
- Santa Cruz 1 x 1 Sport - 14/03/2021 - Campeonato Pernambucano
- Santa Cruz 1 x 2 Sport - 31/03/2021 - Copa do Nordeste
- Sport 2 x 2 Santa Cruz - 19/02/2022 - Campeonato Pernambucano
- Sport 2 x 0 Santa Cruz - 11/03/2023 - Campeonato Pernambucano
- Sport 0 x 0 Santa Cruz - 20/01/2023 - Copa do Nordeste
- Sport 2 x 1 Santa Cruz - 20/01/2024 - Campeonato Pernambucano
- Santa Cruz 1 x 1 Sport - 09/03/2024 - Campeonato Pernambucano
GOLS SANTA CRUZ X SPORT
Quando o empate parecia consolidado na primeira etapa, o Santa Cruz trocou passes e João Pedro achou Lucas Siqueira na marca do pênalti. O volante chutou rasteiro e abriu o placar.
Se tecnicamente as jogadas não saiam, a bola parada foi fundamental para o Sport Nos acréscimos, Felipinho cobrou falta com perfeição. Com efeito, ele tirou da barreira e deixou tudo igual.
LANCE POLÊMICO
Aos 20 minutos do primeiro tempo, durante disputa de bola, Pedro Bortoluzo bateu com o braço no rosco de Luciano Castán. Enquanto o zagueiro recebia atendimento, Mariano Soso e a comissão do Sport pediam a expulsão do atacante. A partir desta fase da competição, tem o árbitro de vídeo.
De acordo com o protocolo geral da arbitragem, o VAR só poderia acionar o campo se considerasse que o lance tivesse sido para cartão vermelho direto. Não foi essa interpretação que teve.
APAGÃO NO ESTÁDIO DO ARRUDA
Quando o cronômetro marcava os 19 minutos da segunda etapa, houve queda de energia no estádio do Arruda. Isso fez com que o clássico fosse paralisado por cerca de meia-hora.
Telespectadores da TV Jornal relataram que faltou luz em alguns pontos da Zona Norte do Recife. Após todos os refletores reacenderem, a partida foi retomada no tempo em parou.
DATA E HORÁRIO DO JOGO DE VOLTA
A partida de volta acontece no próximo sábado (16), às 16h30 (horário de Brasília), na Arena de Pernambuco. O classificado enfrenta Náutico ou Retrô, que jogam no dia seguinte.
Vale ressaltar que Santa Cruz e Sport acataram pedido da Polícia Militar para os dois clássicos terem torcida única. Nesta semana, foram os corais. Semana que vem, a vez dos rubro-negros.
VAGAS NA COPA DO BRASIL E COPA DO NORDESTE
Caso o Tricolor chegue na final, garante participação na Copa do Brasil 2025. Já o Rubro-negro confirmou uma das três vagas pela liderança na primeira fase do Campeonato Pernambucano.
.
Em relação à Copa do Nordeste, o Leão tem presença garantida na fase de grupos por ser o melhor colocado no ranking da CBF. Para a Cobra Coral, é preciso ser campeão estadual.
FICHA DO JOGO
- Santa Cruz: William; Toty (Wellisson), Ítalo Melo, Paulo César e João Victor (Juan Tavares); Lucas Siqueira, Caio Mello e João Pedro (Matheus Melo); João Diogo (Henrique Lordelo), Thiaguinho e Pedro Bortoluzo (Gilvan). Técnico: Itamar Schülle.
- Sport: Caíque França; Pedro Lima, Luciano Castán, Alisson Cassiano (Tití Ortíz) e Felipinho; Felipe, Alan Ruiz e Lucas Lima (Fábio Matheus); Fabricio Domínguez (Barletta), Romarinho e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). Técnico: Mariano Soso.
- Gol: Lucas Siqueira aos 45' do 1ºT (Santa Cruz) e .
- Cartões amarelos: Mariano Soso, Pedro Lima (2x), Romarinho e Lucas Lima (Sport); João Diogo, Caio Mello, Willian e Matheus Melo (Santa Cruz).
- Cartão vermelho: Pedro Lima (Sport).
ARBITRAGEM
- Árbitro: Diego Fernando Silva de Lima.
- Assistente 1: Clóvis Amaral da Silva.
- Assistente 2: Fernando Antônio da Silva Júnior.
- Quarto árbitro: Tiago Nascimento.
- VAR: Gilberto Castro Júnior.
Matéria em atualização