POSTURA TÁTICA

Goleiro Jefferson analisa nova postura defensiva do Náutico na Série B

Jogando em linhas mais adiantadas, Jefferson explicou novo sistema tático imposto por Gilson Kleina no Náutico

Cadastrado por
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Publicado em 26/09/2020 às 18:54 | Atualizado em 26/09/2020 às 19:38
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
DESEMPENHO Goleiro Jefferson fez defesas importantes em tentativas perigosas do Bota - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Com uma cara bastante diferente do primeiro semestre, o Náutico de Gilson Kleina seguiu a tendência do futebol internacional e passou a jogar com marcação alta durante a Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo deixando a defesa um pouco mais exposta, o esquema tático facilita o sistema ofensivo alvirrubro, que vem dando bons resultados ultimamente.

"No sistema de jogo do professor (Kleina), a gente já ataca marcando, e para isso precisamos subir as linha para que, quando a gente perder a bola, possamos fazer o perde-pressiona. Inclusive, acho que também entramos em uma estatística de que também estamos roubando bastante a bola depois da perda dela", disse Jefferson, goleiro do Náutico.

Um dos mais influenciados com essa postura tática é justamente o guarda-redes Jefferson, que vem se adaptando bem ao esquema do atual treinador alvirrubro. "Para mim muda, porque tenho que jogar um pouco mais adiantado, orientar meus companheiros e fazer a sobra ali como um líbero, fazendo cobertura, controlar o espaço da linha para o gol", explicou. Segundo o goleiro do Timbu, a pressão sobre um erro defensivo é maior com esse estilo de jogo.

"Isso faz parte desse esquema, de atacar já marcando com a linha um pouco mais alta, e aumenta o grau de responsabilidade em relação a jogar um pouco mais adiantado para fazer a cobertura dos zagueiros ou laterais, quando necessário", completou.

Próximo obstáculo

Com a partida contra o Sampaio Correa adiada, o Náutico voltará a entrar em campo na terça-feira (29) contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. A bola irá rolar às 22h30 no horário de Brasília.

Comentários

Últimas notícias