Finanças corais

Santa Cruz aguarda fim de auditoria externa para saber reais dívidas que possui

Direção tricolor espera que o trabalho feito pela empresa BDO seja divulgado até o fim deste mês

Klisman Gama
Cadastrado por
Klisman Gama
Publicado em 15/03/2020 às 9:37
Foto: Rodrigo Baltar/Santa Cruz
Fred Dias explicou como está a situação salarial do Santa Cruz com elenco - FOTO: Foto: Rodrigo Baltar/Santa Cruz

Um dos processos aguardados pelo Santa Cruz para o mês, além da Assembleia Geral para votação da reforma do estatuto, é a auditoria externa pela qual o clube passa desde o fim de 2019. A previsão dada pela BDO, companhia que está levantando os dados financeiros do Tricolor, é de que o trabalho seja finalizado até o dia 31 de março. Daí em diante, serão conhecidos os reais valores de dívidas e ativos do clube. Números diferentes dos apresentados nos últimos balanços financeiros serão apresentados, e o clube trata isso como algo importante para se tornar mais transparente.

“A previsão é que as publicações sejam feitas até o fim do ano fiscal do clube, que é 31 de março. É uma previsão que a empresa nos passou e estamos cobrando. Existe essa parceria com a BDO, ela vai auditar, fazer essa republicação do balanços e é importante que o torcedor saiba que isso não vai falar mal de ninguém, que fulano fez isso ou aquilo. É importante porque, contabilmente, você vai ter a real situação do clube de credores, fornecedores, débitos e créditos”, comentou o membro do núcleo de gestão do Santa Cruz, Fred Dias.

“Por exemplo, o ativo do estádio do Arruda nunca foi colocado no balanço do Santa Cruz. O ativo dos atletas, o quanto temos de atletas a serem vendidos, utilizados em negociações financeiras, nós não temos isso no Santa Cruz. Tudo isso vai ser criado, demonstrado contabilmente e vai dar uma segurança jurídica maior para investidores e parceiros que queiram trazer seus recursos para o Santa Cruz, e precisam ter uma abertura mais transparente das contas do clube”, acrescentou o dirigente.

Ao lado dessa auditoria, virá também o balanço financeiro de 2019, ano em que o clube orçou um faturamento de R$ 10 milhões, mas conseguiu arrecadar bem mais, por conta do avanço de fase na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, onde atingiu a quarta fase e semifinal, respectivamente. Além do fato de ter conseguido negociar jogadores, como o zagueiro João Victor e o atacante Elias Carioca.

“O (balanço) de 2019 teve uma previsão orçamentária inferior, em torno de R$ 10 milhões para todo o ano, mas que nós conseguimos realizar muito mais que isso. Nos próximos meses será apresentado o balanço e esses números foram ultrapassados. Assim que forem finalizados, poderemos publicá-los. É importante que o torcedor entenda que as coisas estão sendo feitas dentro da legalidade, dentro da lei, com auditoria interna e externa, e que as contas do clube estão sendo revistas. Inclusive, vamos ter uma republicação de balanços de outros anos passados, que tinham erros contábeis e que estamos corrigindo. Com essas condições, vamos entender a realidade do Santa Cruz, que é uma diferente da que está sendo mostrada”, concluiu o dirigente.

Comentários

Últimas notícias