ELEIÇÃO

Presidente do conselho do Santa Cruz nega obrigatoriedade de publicar terceiro edital das eleições do clube

Em entrevista à Rádio Jornal, Paulo Borba alegou que a sentença que existe na Justiça é provisória e, com isso, a eleição para presidente do clube segue adiada

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/12/2020 às 20:41 | Atualizado em 02/12/2020 às 20:42
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Eleição para escolha do novo presidente do Santa Cruz segue com data indefinida - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

A definição quanto a realização das eleições para a presidência do Santa Cruz está longe de acontecer. Mesmo a data oficial sendo marcada para o dia 14 de dezembro - previsto no estatuto -, o Conselho Deliberativo tricolor, baseado no departamento jurídico do clube, tem um entendimento diferente. Segundo o estatuto vigente do clube, para se adiar o pleito é necessário a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para que os sócios decidam pela prorrogação de mandato da atual gestão ou não. Entretanto, com base no artigo 112 do estatuto, que diz que "os casos omissos serão resolvido pelo Conselho Deliberativo", a atual gestão tem a compreensão que por se tratar de um ano de pandemia, essa decisão seria tomada apenas pelo CD.

Em entrevista ao programa Bola Rolando, da Rádio Jornal, o presidente do Conselho Deliberativo do Santa Cruz, Paulo Borba, explicou os critérios adotados pelo órgão. "Nosso estatuto tem um artigo, o 112, que diz que em casos omissos no clube o Conselho decide. Então, baseado nesse artigo, nós (do conselho), em razão da pandemia, por ser um período de exceção que o mundo está passando, consideramos por adiar as eleições - para o dia 10 de fevereiro. Estamos fazendo o que outros clubes fizeram da mesma forma, inclusive aqui do Estado", declarou o presidente do CD tricolor, se referindo ao Sport, que também tenta adiar o pleito para o final da Série A.

Sobre a sentença que está na Justiça, que impede o adiamento das eleições do Santa Cruz, Paulo Borba garantiu que a decisão ainda não é a definitiva. "Estamos seguindo o que o nosso departamento jurídico nos falou: o que existe é uma sentença provisória. A definitiva não saiu. Estamos esperando sair a definitiva. É ela que vai dizer quando será as eleições. Para o Conselho do Santa Cruz, as eleições estão adiadas devido à soberania de sua decisão nesse caso. Mas, se a decisão final for para o dia 14 de dezembro, estaremos prontos para realizar as eleições sim. Inclusive, já temos o custo", garantiu o dirigente coral.

Apesar de o grupo Pro Santa já ter ido ao clube fazer a inscrição de sua chapa, o presidente do Conselho Deliberativo tricolor explicou que, na verdade, nenhuma chapa está inscrita. "Não houve inscrição de chapa alguma. Se o último edital não foi feito, nenhuma chapa foi registrada. O que houve foi o protocolo do documento na secretaria do clube, mas que não serve como inscrição. Até porque não fizemos a aferição se está tudo 'ok' na chapa. Se não publicamos o último edital, não tem porque fazer essa aferição se há alguma irregularidade agora", explicou Paulo Borba.

FORMAÇÃO DA CHAPA

Por fim, o presidente em exercício do Conselho do Santa Cruz está confiante de que ainda nesta semana, a situação oficialize sua chapa. "Acredito que até sexta-feira está tudo resolvido quanto a essa questão. Daqui pra lá estará tudo definido", declarou Paulo Borba, confirmando que o nome proposto para encabeçar o Conselho Deliberativo na chapa da situação é o do conselheiro Sérgio Goiana.

Comentários

Últimas notícias